Sobre o Livro Marketing Jurídico Prático: Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritório.

Sobre o Livro Marketing Jurídico Prático: Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritório.

Sobre o Livro Marketing Jurídico Prático: Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritório.

 

No final de 2022 tive o prazer de ler o Livro “Marketing Jurídico Prático: Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritórios.” escrito pelo nosso querido amigo e colaborador constante Gustavo Rocha em conjunto com um seleto e qualificado grupo de especialistas no assunto!

O Marketing Digital é um dos temas mais vibrantes e procurados da Internet há alguns anos. Milhares de pessoas se especializaram no assunto ao redor do mundo, inclusive criando novas profissões e vocabulário próprio que foi incorporado ao nosso dia a dia.

Visualizações, likes, seguidores, engajamento e tantas outras palavras e expressões surgiram recentemente e nenhuma empresa ou profissional pode fechar os olhos a este fenômeno sob pena de estagnar na captação de novos clientes e até mesmo perder aqueles que costumeiramente adquirem os seus serviços e produtos.

No caso do Marketing Digital Jurídico a questão possui ainda uma limitação legal representada pelo Regimento Ético da OAB e o Provimento 205/2021 do Conselho Federal da OAB, que estabelece as regras de publicidade para a advocacia no Brasil.

Desta forma, sabemos da relevância do assunto e da necessidade de divulgarmos os nossos serviços e produtos na Internet, em especial nas Redes Sociais, mas é preciso conhecer as limitações estabelecidas pela regulamentação pertinente, e os autores exploram este tema com bastante cuidado e profundidade.

 

O livro além de muito bem escrito e trazendo conteúdo relevante, é extremamente bem organizado. São seis capítulos contendo quatro a cinco artigos cada, que apresentam os conceitos do Marketing Digital e a sua aplicação na área do Direito com as suas especificidades.

Para cada conceito também são associadas ações práticas e diretas para o seu desenvolvimento, o que inclui um glossário dos principais termos e expressões utilizados (que eu consultei várias vezes durante a leitura dos textos!).

Os artigos são sucintos e objetivos, trazendo a quantidade certa de informação e construindo a ligação com os artigos que o antecedem e com os seguintes, tornando a leitura fluída e agradável. Mesmo aquele que desconheça completamente o assunto, ao lê-lo seqüencialmente da primeira à última pagina, terá condições de traçar e implementar um plano de marketing simples ou discutir com profissionais especializados as estratégias mais sofisticadas.

E aqui existe uma questão relevante, pois nem todos profissionais de marketing conhecem a regulamentação sobre o tema, então o livro é útil não apenas para os advogados, mas também para aqueles que desejam prestar este serviço para clientes que operam o Direito.

Além dos conceitos de marketing jurídico e das principais práticas, explicados nos quatro primeiros capítulos, o livro também aborda as fases de planejamento, perfil comportamental, liderança e atendimento ao cliente e também auxilia na parte financeira e comercial.

Parabéns ao Dr. Gustavo Rocha e aos demais autores por nos presentear com mais esta obra!

E em breve teremos mais novidades sobre este tema!

 

Livro: Marketing Jurídico Prático: Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritório.

Autores:  Adnilson Hipólito, Alexandre de Souza Teixeira, Gabriela Garcete Fornells, Gustavo Rocha, Mariellen Romero, Rafael Faria Gagliardi e Ticiana Arêa Leão Sousa.

Editora Juruá, 2022.

Onde adquirir:    https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=30120

 

 

 

 

Links interessantes sobre este assunto:

 

Blogs da Laranja & Marranghello

https://blog.laranja-marranghello.com.br/

 

Site do Autor Gustavo Rocha:

https://gustavorochacom.com.br/2023/02/05/marketing-juridico-especialistas-redes-sociais-para-advocacia-na-pratica/

 

Onde adquirir o livro:

https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=30120

 

Provimento 205/2021:

https://www.oabrs.org.br/canelagramado/noticias/provimento-2052021-ndash-definicoes-e-regras-para-publicidade-na-advocacia/53409

https://deoab.oab.org.br/pages/materia/345668?termo=

 

Até a próxima!