Sede própria e uma nova marca

Sede própria e uma nova marca

A consolidação da expertise em perícia contábil

 

No último texto, contamos sobre a chegada da segunda geração de peritos contábeis ao escritório, que deu início a uma nova fase na empresa.

Nos seus primeiros anos de atuação, Cláudia Laranja Marranghello ainda não assumia os cálculos de liquidação das sentenças do escritório- essa missão ficava exclusivamente com o fundador Tomaz Laranja. Cláudia assumiu inicialmente as demandas referentes às instruções, checando todas as informações dos contratos de trabalho. Isso trouxe a ela uma forte experiência em auditoria.

No início, trabalhar ao lado do experiente perito contábil Tomaz Laranja, foi um grande desafio para Cláudia.  Mas a prática e a dedicação aos estudos foram fazendo com que ela se aperfeiçoasse cada vez mais. Afinal, como afirma até hoje: “só se aprende a arte da perícia, periciando”.

Com o filho Bruno com apenas 1 ano e 3 meses, aprender uma nova profissão não foi nada fácil para Cláudia. Trabalhar, acompanhar o filho, cuidar da casa, muitas demandas sempre. Mas nessa opção por trabalhar no escritório com o pai, Cláudia também ganhou em qualidade de vida, pois teve mais autonomia para gerenciar seus horários, conseguia levar o filho para escolinha mais tarde, trabalhava das 10h às 17h no escritório e tinha condições de dividir melhor sua rotina diária. “Não foi fácil esse período, muitas vezes fiquei estudando na madrugada, depois que meu filho Bruno dormia, mas as mulheres são guerreiras e tudo é uma questão de disciplina”, afirma a empreendedora.

Em 1998, Cláudia foi nomeada pela primeira vez como perita judicial. A conquista foi super comemorada em família. Foi como um ritual de passagem. Nesta época, ela também desenhou um logotipo próprio para assinar como perita contábil, com as iniciais CLM – Cláudia Laranja Marranghello.

A partir daí, o escritório passou a contar com dois peritos contábeis. No final daquele ano, a dupla então decidiu mudar a empresa para uma sede própria, fora de casa. Desde o início das atividades do escritório, no anos 1980, o trabalho era realizado em uma peça nos fundos da casa da família, em Teresópolis. Chegava a hora de mudar para um espaço mais apropriado para o atendimento dos clientes e para a execução das atividades. Na nova sede, também localizada no bairro Teresópolis, o escritório expandiu suas atividades. Era um pouco difícil a locomoção dos documentos no início, já que o prédio não tinha elevador.

Com o tempo, o volume de documentos dos processos aumentou muito, pois a dupla de peritos contábeis passou a atender empresas com mais de 3 mil funcionários. E não havia como fornecer rapidamente os laudos nestes casos.

Foi então que o marido de Cláudia, José Marranghello, formado em Tecnologia da Informação, teve uma grande ideia: desenvolver um sistema integrado de gestão para o escritório, que facilitaria a inserção dos dados. Isso foi no início dos anos 2000. Nesta mesma época, ele também criou o primeiro site do escritório, já com o nome Laranja & Marranghello Peritos Consultores.  Com a criação deste primeiro site, surgiu oficialmente a marca Laranja & Marranghello Peritos Consultores.

Nestes 20 anos, o escritório viu a área da perícia contábil se consolidar no Rio Grande do Sul. Também aconteceram transformações no escopo de atuação – inicialmente o foco era maior na perícia por indicação judicial das varas e, com o tempo, aumentou a demanda por perícia para assistência direta dos advogados.  A empresa também contou com a chegada da terceira geração de peritos contábeis. Mas este é o tema da próxima semana.