Preventivo: Blindagem Empresarial – Compliance/Due-diligence

Preventivo: Blindagem Empresarial – Compliance/Due-diligence

CENÁRIO EMPRESARIAL ATUAL:

O Brasil é um país de grandes fronteiras, que nos últimos meses vem enfrentando forte crise política e econômica, que está atingindo de forma geral todos os Estados do país e de forma mais contundente o Estado do Rio Grande do Sul.

 

Dentro de tal cenário caótico, encontramos as empresas do setor privado, que estão tentando se manter fortes e com saúde financeira para manutenção de seus respectivos negócios.

 

Entretanto, inseridas no quadro geral social, há a necessidade impreterível e imprescindível das empresas reverem seus antigos conceitos e procedimentos, para o fim especifico de adequação a nova realidade econômica, visando a redução de gastos desnecessários e a própria manutenção econômico-financeira da empresa no mercado.

Com vista em tal necessidade é que oferecemos o serviço que denominamos de BLINDAGEM EMPRESARIAL.

 

 

O QUE É BLINDAGEM EMPRESARIAL:

Blindagem empresarial consiste em um estudo sobre a empresa, sobre a forma como é gerenciada e sobre o conjunto de procedimentos que a mesma aplica nas áreas jurídicas cível, trabalhista/previdenciário, abarcando, também, a área contábil, no que tange especificamente a pericia contábil cível, trabalhista e previdenciária.

A blindagem não busca resolver problemas pontuais no âmbito jurídico e contábil de forma separada, mas ao contrário, visa juntar essas duas visões, avaliando as várias decorrências que um mesmo procedimento equivocado pode causar ao empresário, tanto no âmbito jurídico como no contábil, promovendo segurança nas relações da empresa.

 

 

 

MAS AFINAL QUAL É O OBJETIVO DA BLINDAGEM E QUAL A VANTAGEM AO EMPRESÁRIO:

 

A BLINDAGEM EMPRESARIAL visa ampliar a visão empresarial, para o fim de corrigir procedimentos equivocados ou adequar procedimentos antigos a uma visão atual.

A vantagem principal do empresário é suprimir custos e prejuízos desnecessários, promovendo uma blindagem da empresa no que tange a questionamentos em futuras ações cíveis e trabalhistas, adequando procedimentos equivocados na área de recursos humanos, promovendo treinamento adequado e assessoria para as dúvidas do negócio.

O objetivo é o aprimoramento contratual da empresa em suas relações econômicas e financeiras, o aprimoramento nas relações trabalhistas, comtreinamento adequado de seu pessoal de RH, a revisão de passivo e prevenção de futuras ações. Promovendo através destas medidas um crescimento generalizado da empresa em todos os seus setores, com consequente lucro para o empresário e crescimento do negócio.

 

 

 

COMO EFETIVAR A BLINDAGEM EMPRESARIAL:

Os profissionais realizarão reuniões com os gestores da empresa, para o fim de entrevista-los e tomar ciência dos pontos problemáticos da empresa, podendo realizar visitas nos locais específicos da empresa, com entrevista de funcionários e acesso a documentação.

 

Tal material será a base da análise do cenário, que será o fundamento de relatório inicial dos profissionais sobre os pontos a serem sanados pela empresa e sobre os serviços que serão necessários para tal, oferecendo-se tais serviços de forma pontual ou em forma de assessoramento mensal, conforme o que mais interessar a empresa.

 

A Blindagem é utilizada em todo o âmbito empresarial, tais como:

 

 

COM ENFOQUE CÍVEL:

 

– Direito Societário: Contratos Sociais – constituição de empresas, alterações e extinção de empresas; acordo de acionistas/quotistas e demais questões societárias;

 

– Análises de Contratos Comerciais – revisão e assessoramento nos contratos para melhor atender o negócio, buscando prevenir litígios, principalmente quanto ao recebimento pela prestação de serviços e para garantir que sejam celebrados contratos justos e equânimes;

 

– Análise de Contratos com Fornecedores (verificação de necessidades e garantias de cumprimento dos contratos, bem como adequação à lei visando manter as garantias comerciais).

 

– Consumidor: defesa dos interesses empresariais através do Direito do consumidor quando a empresa foi enquadrada nesses casos por serviços que utiliza como consumidora.

 

– Gestão de Risco: suporte em análise da gestão de risco do negócio (atuação preventiva, através de consultoria para redução de riscos empresariais);

 

– Contencioso: atuação em processos contenciosos (litígios judiciais) para defender ou buscar os direitos da empresa, tanto no âmbito do negócio e clientes quanto nas diversas relações empresariais.

 

– Recuperação Judicial e Falências: assessoramento em Recuperações Judiciais e/ou falências. Atua tanto na habilitação de crédito como credora quanto na representação da empresa em casos de recuperação judicial e falências.

 

– Diagnóstico e viabilidade de ações que possam reverter benefícios fiscais em conformidade com a legislação nacional.

 

COM ENFOQUE R.H.:

– Assessorar as empresas em todos os segmentos citados acima, de que forma aliando a parceria jurídica, contábil e de R.H., trazendo informações e alertas as empresas dos perigos sofridos diariamente e como pode se proteger, controlando a gestão de R.H., controlando o passivo trabalhista, aplicação correta das súmulas, analisando os contratos, cuidando o pré-contratual e o pós-contratual e por fim demonstrar para a empresa que tem que existir um elo na empresa para juntar todos os segmentos jurídico e contábil da mesma que é a equipe de prevenção, que dará a ela a gestão dos problemas e acima de tudo a solução.