Prevenção de futuros passivos jurídicos é o foco do Due-Diligence  

Prevenção de futuros passivos jurídicos é o foco do Due-Diligence  

 

Você já ouviu falar de Due-Diligence? Essa expressão significa diligência prévia e trata-se de uma análise detalhada de possíveis riscos. Com os riscos mapeados, é possível avaliar a viabilidade do negócio, identificar oportunidades e mensurar riscos, corrigindo falhas na contratação e pagamento de funcionários e evitando passivos trabalhistas futuros. Essa também é uma etapa fundamental de qualquer operação de investimento e transformação de sociedade.

Para que ela ocorra com toda a transparência e lisura, é necessário contar com um profissional especializado em perícia contábil, que faz uma auditoria por amostragem de todos os processos administrativos da empresa. As principais áreas que podem ser auditadas em Due-Diligence são: contábil, Financeira, Previdenciária, trabalhista e tributária, Legal/ societária, Comercial, Operacional, Ambiental, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Atuarial e Anticorrupção.

Quem define as áreas a serem analisadas é o contratante do serviço – dependendo também do tipo de operação que será realizada. O propósito da Due-Diligence não é detectar erros, mas identificar riscos. Nem sempre há erros, mas riscos podem existir a todo momento, nos diferentes processos da empresa.

A Due-Diligence contribui para o crescimento seguro do negócio. Veja suas principais vantagens:

  • Avaliação do negócio mais segura e realista
  • Definição de garantias e cláusulas de proteção com base nos riscos mensurados
  • Maior Transparência e nível de informação para que o negócio seja fechado da melhor maneira possível ou possa prever cláusulas que assegurem o comprador de prejuízos inesperados
  • A decisão final sobre uma operação depende significativamente dos resultados apresentados pela due diligence
  • Uma investigação de tal porte auxilia no conhecimento do funcionamento do negócio, identificando boas oportunidades, bem como riscos que, caso intransponíveis, impedem a efetivação do contrato.

 

Segurança para investidores

Para investidores, a Due-Diligence traz maior segurança na aplicação dos recursos, pois permite apurar passivos e riscos. Veja como um investidor pode usar a Due Diligence a seu favor:

  • Em caso de descoberta de riscos de grande vulto financeiro (endividamento excessivo, passivos trabalhistas), é possível que as partes fechem o negócio com alguns condicionamentos.
  • Também pode evidenciar direito de preferência a outros acionistas, em caso de venda parcial, bem como ações dadas em caução de outro negócio, dentre outros problemas de representação societária, que inviabilizariam a negociação final ou imporiam cláusulas suspensivas para a efetivação do negócio.

 

Blindagem contra futuros passivos trabalhistas

A Gestão de Pessoas também se fortalece com a Due-Diligence.  A partir deste processo, é possível traçar novos cenários, corrigir erros, treinar equipes. Também a prática pré-contratual, contratual e pós- contratual da empresa passa ser mais cautelosa e rigorosa. E, finalmente, blinda a empresa de futuros passivos trabalhistas, através da correção dos documentos e práticas.

 

L&M é especialista em Due-Diligence

A L&M Peritos Consultores realiza o serviço de Due-Diligence de forma especializada e voltada às necessidades do cliente. Consulte nossos planos, vamos conversar. Prevenir riscos é sempre melhor do que gerenciar um problema depois.