OAB Summit – 3ª Edição – Terceira parte

OAB Summit – 3ª Edição – Terceira parte

OAB Summit – 3ª Edição – Terceira parte

 

E chegou a vez de falarmos sobre a última palestra do primeiro dia da programação desta edição da OAB Digital Summit, realizada em Porto Alegre nos dias 9 a 11 de novembro e organizado pela Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB do RS, que tratou do tema   “Blockchain e Ativos Digitais no Universo da Tokenização”.

(https://oabdigitalsummit.com.br/).

 

A palestrante, Sandra Marlene Heck, é presidente do iCoLab, Mestre em Gestão para Negócios com ênfase em inovação aberta e governança de rede pela Unisinos e Master in International Management pela Universidade de Poitiers na França.

Fonte: https://icolab.org.br/

 

A iCoLab, como definida no seu site (https://icolab.org.br/), desenvolve suas atividades voltadas prioritariamente às áreas de pesquisa científica, educação, desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras com utilização de Blockchain, para negócio em rede descentralizada por meio de ações  de  educação, realização de eventos,  difusão de conhecimento, conexão no ecosistema, criação de experimentos, desenvolvimento de projetos (consultoria e assessoria) e implementação de produtos e serviços.

A Dra Sandra Heck, com muita habilidade, explorou os conceitos e idéias colocadas pelos palestrantes que a antecederam (vale a pena conferir os blogs sobre as duas palestras!) e tratou de aplicações práticas do uso da tecnologia Blockchain em projetos executados pela iColab aqui no Estado do Rio Grande do Sul, aliando o conhecimento técnico à experiência na condução de projetos com resultados práticos.

No site da iColab existem diversos conteúdos sobre o tema, além da possibilidade de inscrição para receber a newsletter  com notícias e atualizações sobre Blockchain.

Mas, afinal, o que é Blockchain? 

Segundo a palestrante, citando a fonte do The Economist, é uma “máquina de confiança”, um banco de dados que contém o histórico de qualquer informação que ele foi projetado para armazenar, composto por uma série de “blocos” de informações que se acumulam uns sobre os outros em uma cadeia imutável e de forma distribuída.

 

Minha Saúde Digital: projeto desenvolvido pela  iCoLab com o uso de Blockchain. 

Na área de saúde, falou do projeto Minha Saúde Digital, uma rede de colaboração envolvendo a Santa Casa, Hospital Ernesto Dorneles, Unimed RS, entre outros, para desenvolvimento de um aplicativo em uma carteira digital com histórico dos registros de atendimento, resultado de exames, prescrição de medicamentos, entre outros, para uso dos pacientes e para os profissionais de saúde, mediante consentimento. Explora as características de rastreabilidade,  auditoria e imutabilidade da informação armazenada, com total respeito à LGPD.

 

 

Fonte: https://icolab.org.br/noticia/minha-saude-digital-transformando-a-saude-publica-e-privada-com-inovacao-e-tech/

 

Conclusão

Mais uma bela palestra encerrando o primeiro dia do Summit OAB-RS 2022. Impressionante como em apenas uma manhã fomos brindados com tanto conhecimento, que nos permite ter uma visão abrangente das principais tecnologias e de como elas poderão influenciar o trabalho da advocacia nos próximos anos.

Parabéns à Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB do RS, ao Dr. Filipe Mallmann, Presidente da Comissão, e ao Dr. Gustavo Rocha, incansáveis na tarefa de disseminar o conhecimento através de eventos desta magnitude.

Para encerrar, vale destacar dentre os diversos patrocinadores deste evento, dois deles que também apoiaram o nosso  4º Seminário Jurídico L&M. O incentivo da Modus Sistemas (http://www.modussistemas.com.br/espaider.html) e Exotics  (https://www.exotics.com.br/ ) aos eventos com conteúdo de tecnologia voltada aos operadores do Direito merece todo o nosso reconhecimento e gratidão!

 

Links Interessantes sobre o assunto ou pessoas citadas:

https://laranja.website/

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=479

https://oabdigitalsummit.com.br/

Pereira e Mallmann Advogados

https://gustavorochacom.com.br/

https://www2.oabrs.org.br/noticia/iii-oab-digital-summit-pauta-tecnologia-e-inovacao-na-advocacia/62178

https://icolab.org.br/

https://www.economist.com/briefing/2021/09/18/what-are-blockchains

https://www.exotics.com.br/

http://www.modussistemas.com.br/espaider.html

 

Espero que tenham gostado! Até semana que vem!

Sigam as nossas redes!

https://meuairgo.com.br/laranjamarranghello