Memória Empresarial como ferramenta de gestão

Memória Empresarial como ferramenta de gestão

A História Empresarial nasce na Europa, no início do século passado, na Alemanha. As empresas alemãs Thyssen e Krupp iniciaram a tradição de guarda de documentos empresariais, prática que em seguida se espalhou por todo o continente, logo após a Revolução Industrial.

A partir desta demanda de guardar os documentos empresariais, começam a surgir na Europa, nos Estados Unidos e também no Brasil, as primeiras agências de historiadores especializados em projetos de memória empresarial. São historiadores-consultores e arquivistas que deixam de trabalhar exclusivamente nas escolas e universidades para prestar serviços diretos às organizações empresariais.

Neste período, começaram a ser criados também os Centros de Documentação e Memória para auxílio na gestão das empresas, como maneira de consolidar a Gestão do Conhecimento dos empregados que se desligam por aposentadoria e que passaram por vários setores da empresa ao longo de sua trajetória.

A partir dos anos 1990, começa também uma tendência de história celebrativa, ou seja, produção de conteúdos históricos comemorativos relacionados a datas específicas. Estes conteúdos podem se materializar em livros, revistas, sites, exposições, etc. relacionando à história da empresa, do fundador, de um produto ou serviço relevante em sua trajetória, com foco também no futuro.

Toda essa função de atuar como um repositório dos acervos históricos que são catalogados, cadastrados e disponibilizados para consulta, aproximam muito a área de História Empresarial do Compliance e do Duo-Diligence. O perito contábil, ao fazer a diligência de uma empresa, busca informações atuais e do passado nos registros históricos disponíveis.

Assim, a utilização da memória como ferramenta de gestão, torna-se fundamental. A sinergia entre essas áreas estratégicas é muito grande e será o tema de mais um Time to Talk da Laranja e Marranghello Peritos Consultores, neste domingo, dia 7, às 10h. O convidado é o historiador e mestre em Comunicação, Christian Ordoque, que atua no setor de história de empresas desde 1999.