Lockdown e empreendedorismo

Lockdown e empreendedorismo

Lockdown e empreendedorismo parecem ser palavras incompatíveis. Uma restringe, a outra liberta. Lockdown é mais do que isolamento e distanciamento social: é confinamento das pessoas em suas casas. Restrição máxima. Se empreender em um período de distanciamento social já é difícil, com a população confinada o desafio é ainda maior. E ninguém agüenta mais ficar em casa a maior parte do tempo.
Ainda não estamos em lockdown. E esperamos não ter de chegar neste estágio. Mas com o avanço da Covid-19 no RS, infelizmente, essa passa a ser uma possibilidade cada vez mais concreta.

Temos defendido o uso de soluções criativas para driblar a crise. Reforçamos que é importante renegociar contratos, em moldes mais realistas, rever as relações trabalhistas, de forma a prevenir futuros passivos, contemplando a modalidade do home-office, que veio para ficar em muitos segmentos.
Mas como ganhar dinheiro nesta crise? Não existe uma fórmula mágica, mas é preciso estar atento às oportunidades. Se as pessoas estão em casa, é preciso pensar produtos e serviços que podem ser oferecidos para suprir as necessidades das pessoas em confinamento.

Se as comemorações não podem acontecer, oferecer kits para festas domésticas e dicas para comemorar com família e amigos a distância pode ser uma opção. Se o gaúcho gosta de comer carne e as churrascarias estão fechadas que tal levar todos os ingredientes para fazer o churrasco em casa? Com o frio chegando, o consumo de lenha, vinho e tudo o que aquece deverá aumentar. Dá para fazer delivery de muitos produtos e serviços.

Para quem trabalha em escritório, talvez seja mais difícil, mas sempre existem alternativas: fazer consultas online e oferecer pacotes de serviços com valores promocionais, por exemplo.

Seja qual for o segmento, um conceito precisa ser fortalecido: acessibilidade. Seu cliente precisa perceber que sua marca está disponível, à disposição para apoia-lo. E, neste momento, vale a pena reduzir lucros mas não abrir mão dos propósitos que deram origem ao negócio, como disse a empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, em recente entrevista ao Linkedin.

O importante é não desanimar neste momento, seguir em frente, com foco no trabalho e na certeza de que tudo vai passar. Alegrias e percalços fazem parte da via empreendedora. Em tempos de normalidade e em momentos de confinamento.