Hora de renegociar impostos

blog-laranja-marranghello

Hora de renegociar impostos

Hora de renegociar impostos

 

A Laranja e Maranghello Peritos Consultores desenvolveu um estudo sobre os principais impostos que podem ser renegociados pelas empresas nos próximos meses, para reduzir seu custo fixo e, com isso, superar este momento de crise. “Estamos focados em oferecer soluções para o mercado enfrentar da melhor forma possível os desafios que estão por vir”, afirma a diretora Cláudia Laranja Maranghello.

O estudo faz parte de um novo projeto de consultoria emergencial da Laranja e Maranghello para empresas de pequeno porte e startups enfrentarem a pandemia do Covid-19 e suas consequências. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de consultores em diversas áreas – jurídico, contábil, comunicação e marketing – e apresenta soluções integradas e de baixo custo.

 

Veja alguns impostos que poderão ser negociados:

  • MP 932/2020 – determina a redução de percentuais de recolhimentos de terceiros, os chamados sistemas S. Exemplo: uma empresa do comércio varejista cujo FPAS é 515 – contribuía com 5,80%. Com a MP, este valor fica reduzido para 4,55%.
  • MP 927 – suspensão do recolhimento do FGTS nos meses de março até maio e os mesmos serão pagos em até 6 vezes a partir de julho sem nenhum tipo de encargo
  • Suspensão do PIS e COFINS para determinadas áreas (consultar as regras)
  • Simples Nacional: suspensão de IRPJ/CSLL/IPI/PIS/COFINS – de março até maio e pagamento dos mesmos a partir de setembro e ICMS/ISS – suspenso março até maio e pagamento dos mesmos a partir de junho.
  • MP 944 – abertura de crédito emergencial às empresas (consultar os casos que se aplicam)