Gestão de Escritórios

Gestão de Escritórios

Oi pessoal tudo bem?

Na semana passada postamos dicas sobre a revisional cível.

 

Esta semana vamos falar sobre gestão de escritórios.

 

Vamos lá então:

 

Quais as dificuldades para iniciar?

  • Escolher sócios adequados. Critério de amizade ou vínculo familiar não é condição suficiente para o êxito do negócio. Convergência de objetivos e afinidade profissional, sim!
  • Definir as áreas de atuação.
  • Um erro comum de quem está iniciando é dizer que “faz de tudo”. Espera-se que você saiba muito sobre pouco, e não pouco sobre muito.
  • Definir o nicho de mercado.
  • É fundamental definir a quem você fará, isto é, o seu nicho de mercado. A segurança a respeito de qual é o seu público-alvo e como se relacionar com ele permite que você faça mais e melhor.
  • Lidar com a burocracia administrativa (e contábil!). É preciso saber operá-la no cotidiano da prestação do serviço.
  • Manter um fluxo de caixa, contas a pagar e receber e um planejamento orçamentário.
  • Estabelecer o preço adequado do serviço de acordo com a sua complexidade, saber cobrar os clientes quando o serviço foi entregue.
  • Possuir investimento e capital inicial. Estar preparado para os custos de instalação e funcionamento adequado.
  • Toda a decisão deve ser muito cautelosa para que não haja desperdício de dinheiro.
  • Também é fundamental orientar os gastos para áreas que são importantes para o reforço da marca (custos de abertura, de apresentação, de manutenção e marketing).
  • Compreender quem são os seus concorrentes.
  • Fazer um plano de marketing e relacionamento com clientes.

 

 

Quais as dificuldades para manter o seu escritório?

  • Exercer a liderança. Pode-se aumentar o número de funcionários, recrutando profissionais qualificados, o que vai exigir competências de liderança. Não há trabalho sem liderança!
  • Criar uma organização administrativa e financeira sólida.
  • Ampliar a área de atuação.
  • Ficar atendo às mudanças de mercado. Mudanças econômicas, normativas, nas instituições e sociais.
  • Adequar o marketing e o plano de relacionamento com os clientes.
  • Controlar os concorrentes.
  • Manter a visibilidade e confiabilidade.

 

 

Relacionamento com clientes e stakeholders

  • Clientes
  • Stakeholders são pessoas ou instituições que possuem relação direta ou indireta com o seu negócio, seja ela uma relação positiva ou negativa.
  • Qual é o seu público-alvo? É preciso uma reflexão séria sobre qual é o centro do seu empreendimento, identificar as características sócio-econômicas dos potenciais clientes para poder definir um plano de marketing aderente às expectativas dos clientes em potencial.
  • Foco no serviço: a sua atuação será na forma judicial ou extrajudicial? Contencioso ou consultoria?

 

  • Polo da prestação – autores ou réus? Reclamante ou reclamada?
  • Tipo de demanda – trabalhista, civil, previdenciário?
  • Continuidade do serviço – forma contínua ou duradoura? Eventual ou esporádica?

 

  • Sobre atrair clientes:
    • Os clientes querem que o profissional entenda o seu negócio e eles próprios.
    • Os clientes querem profissionais responsivos.
    • Os clientes querem contratar profissionais que eles conhecem, de quem gostam e em quem confiam.
    • A maioria dos novos clientes, contatam o perito e/ou advogado por indicação.
    • Quando você tem clientes, a melhor estratégia é, muito mais do que tentar atrair novos clientes, fazer com que os clientes atuais sejam seus fãs.
  • Nunca diga algo de negativo para clientes sobre outros profissionais.
  • Você tem que dedicar tempo à prospecção de clientes.
  • É importante manter um cadastro dos clientes, para compreender melhor o perfil, estabelecer estratégias de divulgação de acordo com as características específicas de cada um e reunir, num mesmo espaço, informações dos clientes que permitam analisar de forma mais rápida dados básicos e, inclusive fazer comparações.
  • Este cadastro pode conter informações relacionando as demandas solicitadas, natureza, tempo de resolução, tipo de contrato, valor cobrado e forma de pagamento.
  • Mais uma vez: Não desprezem a questão financeira.

 

 Espero que estas dicas ajudem….até semana que vem!!!

 

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