Empresa em home-office? Previna o Covid e futuras reclamatórias trabalhistas

Empresa em home-office? Previna o Covid e futuras reclamatórias trabalhistas

Muitas empresas adotaram o home-office desde o início da pandemia. Em alguns casos, a modalidade veio para ficar, trazendo maior produtividade a muitos negócios. Além disso, é um cuidado importante neste momento de distanciamento social, pois evita deslocamentos e o uso de transporte público pelos colaboradores, além da aglomeração em elevadores, corredores, salas de reuniões, etc.

Porém, apesar de muitos pontos positivos, o home-office também tem os seus problemas. Principalmente se a empresa não souber lidar adequadamente com esta nova realidade.

Vale lembrar que o colaborador está usando muitas vezes seu próprio computador, no espaço de sua casa, utilizando sua internet e luz. No caso da internet, os dados muitas vezes estão sendo usados de forma compartilhada com os filhos, também em casa, fazendo atividades escolares.

Acertadamente, algumas empresas já anunciaram um Auxílio Home-office, pago no contracheque para apoiar nas despesas com estes insumos, que antes ficavam na sede da empresa e agora estão na residência do colaborador. Outras fornecem equipamentos, mesas e cadeiras para dar melhores condições de trabalho às suas equipes, lembrando que nem sempre esses colaboradores dispõem de um espaço doméstico adequado para a realização de suas atividades profissionais. Todas essas ações são louváveis, mas precisam ser reguladas por adendos contratuais, para salvaguardar as relações trabalhistas entre patrões e empregados.

Também é importante qualificar as lideranças, para evitar situações de assédio e controle invasivo dos colaboradores, fora da carga horária contratada. A tecnologia pode ser uma aliada importante na gestão, mas também uma arma, por isso deve ser usada com cautela e bom senso.

Como consultoria contábil que atua em diferentes etapas da gestão de recursos humanos – da admissão ao desligamento de um funcionário – vemos esse quadro do home-office como uma alternativa interessante, mas que merece atenção. Nosso objetivo é evitar que a empresa tenha processos judiciais no futuro, atuando de forma preventiva. Trabalhamos para evitar passivos trabalhistas, regulando relações de forma saudável e dentro da legalidade.

Quando o contrato é revisado a tempo e há negociação com os colaboradores, as chances de uma reclamatória trabalhista são minimizadas. Ganha a empresa, ganham os colaboradores.

Confie essa tarefa a quem é especialista em preventivo trabalhista. Conheça os serviços da Laranja e Marranghello Peritos Consultores e mantenha sua equipe em home-office com total segurança, tanto na prevenção do Covid-19 quanto nas relações trabalhistas.