E finalmente vamos falar sobre o CHATGPT !

E finalmente vamos falar sobre o CHATGPT !

E finalmente vamos falar sobre o CHATGPT !

Com toda a certeza o CHATGPT é o assunto mais comentado neste ano e não é por menos. No nosso 4º Seminário L&M, realizado em setembro de 2022, a Inteligência Artificial foi um dos temas que gerou mais interesse na platéia, tratando de assuntos relacionados à preocupação sobre as chamadas “decisões automatizadas”, as implicações éticas do seu uso e as iniciativas no Judiciário Brasileiro.

Analisando tais iniciativas, agora que temos em mãos o CHATGPT, lançado em novembro de 2022,  tenho certeza que elas são extremamente tímidas. Na época do Seminário (apenas 6 meses atrás!!!) eu vislumbrava um avanço significativo nos próximos ANOS (propositalmente em maiúsculas!), mas não imaginei algo tão avassalador e impactante em alguns MESES. No próprio seminário o METAVERSO foi um assunto bem mais comentado e badalado!

Como consolo, não fui o único a acreditar que o Metaverso seria a estrela de 2023, com a vantagem que o meu prejuízo (até agora apenas moral) foi bem menor que o deste nosso amigo.

 

 

 

Mas se o assunto é o mais comentado, o mais temido e festejado, o mais discutido e o que gera mais conteúdo na Internet, por que só agora estou escrevendo um texto sobre ele?

Principalmente porque gosto de falar sobre assuntos consolidados. Perde-se em relação ao ineditismo, mas se ganha na consistência. Eu usei o CHATGPT, analisei a ferramenta, seus pontos fortes e fracos. Li artigos sobre o assunto e tudo o que os algoritmos do GOOGLE (e do BING!) sugeriram e formei a minha opinião.

Mas na semana seguinte uma nova notícia surgia e o assunto precisava ser analisado sob outro ponto de vista. Do medo de perder o emprego, para a questão dos direitos autorais. Da versão de IA (Inteligência Artificial) do GOOGLE ao lançamento do COPILOT da Microsoft. Da proibição na Itália ao pedido de trégua do Elon Musk.

Então vamos fazer um apanhado sobre estas notícias e também opinar sobre o assunto, afinal, estamos entrando em uma era onde a simples informação ou o resumo dos fatos do dia não serão mais feitos por seres humanos (se é que estão sendo feitos!).

 

Vai roubar nosso trabalho?

Sem sombra de dúvida é a principal questão quando se fala em Inteligência Artificial neste momento. É só falar em IA e a pergunta já surge e se as pessoas não têm coragem de exprimi-la, certamente estão pensando no assunto.

Esta foi a questão mais comentada em relação a IA lá pelo mês de fevereiro deste ano. Circularam diversos textos na internet listando as 10, 25 ou 100 profissões que seriam impactadas com o uso do CHATGPT, entre elas algumas relacionadas ao Direito, como o de Assistente Jurídico, à Contabilidade ou ao desenvolvimento de software.

Evidente que, sendo o CHATGPT uma ferramenta geradora de textos, capaz de trabalhar com gigantescas quantidades de informações e contando com a velocidade dos computadores, as profissões mais impactadas neste momento são justamente aquelas que se “relacionam” com a produção textual.

As profissões que correm menos risco de serem afetadas são aquelas relacionadas aos trabalhos manuais, como chefes de cozinha, pedreiros, atletas e mecânicos e o “curioso” está no fato que antes imaginávamos que as atividades manuais seriam as primeiras a serem substituídas por robôs. A automação do trabalho manual prossegue como podemos perceber no Mac Donalds, por exemplo, onde as etapas de escolha do pedido e pagamento já são feitas em máquinas, enquanto os atendentes preparam o lanche e os entregam, mas agora o foco é automação do trabalho intelectual, como os desenvolvedores de software (que imaginavam que seriam os últimos!) e operadores do direito.

Respondendo a pergunta, podemos dizer que SIM se o seu trabalho se resume a coletar informações e elaborar textos e outras atividades intelectuais simples e NÃO se pudermos nos adaptar e usar a ferramenta a nosso favor para aumentar a produtividade e explorar novas possibilidades.

Mas um dos grandes problemas é a velocidade com que esta “revolução” na forma de trabalhar está acontecendo. Neste ritmo é possível que não tenhamos tempo adequado para nos adaptarmos. Muitos empregos deixarão de existir e os novos que serão criados precisarão de trabalhadores que ainda não foram treinados para eles. Tivemos uma pequena amostra do que pode acontecer durante a pandemia da COVID, quando os governos do mundo todo criaram subsídios para os trabalhadores que não podiam trabalhar e muitos destes auxílios existem até hoje.

Aprofundaremos essa questão nos próximos artigos.

 

E os direitos autorais?

Também lá pelo mês de fevereiro outra grande dúvida surgiu em relação aos textos produzidos pelo CHATGPT. A ferramenta utiliza informação existente em livros ou artigos já publicados, para elaborar novos textos. Todos esses textos poderiam ser utilizados livremente para a produção de conteúdo que inclusive pode ser vendido?O autor original dos textos é prejudicado? O texto criado pelo CHATGPT pode ser utilizado livremente, inclusive de forma comercial?

Este é um campo vasto para a atuação para os nossos advogados e juristas especializados em direitos autorais e propriedade intelectual!

Deixo um link sobre o tema, escrito de forma simples e direta pela Dra. Nadia Andreotti Tüchumantel Hackerott, publicado no site da FENALAW 2023.

https://www.fenalaw.com.br/fenalawlab/chatgpt-e-os-direitos-autorais/

 

Versão IA do GOOGLE

No final de março, o GOOGLE liberou para testes de um grupo limitado de pessoas a sua versão do CHATGPT, denominada BARD.

O GOOGLE foi a empresa mais impactada pela chegada do CHATGPT, lançada pela OpenIA em conjunto com a Microsoft. Depois de décadas de domínio do seu site de buscas, finalmente foi ameaçada por uma nova tecnologia, capaz de derrubar esta hegemonia.

Enquanto o CHATGPT será incorporado ao BING (pouco conhecido e utilizado buscador da Microsoft!) e outras ferramentas de produtividade como o OFFICE, a idéia do GOOGLE é incorporá-lo ao seu buscador e também às outras ferramentas da empresa, como Gmail e Google DOCS.

Entre os possíveis usos, pode-se usar o BARD para gerar resumos dos emails recebidos, criar respostas a partir de outras respostas elaboradas em emails anteriores e assim por diante. Perdemos muito tempo olhando a caixa de email e redigindo respostas e tudo o que precisamos é de um assistente digital que “conheça o nosso estilo de escrita” e não se importe com  esse trabalho repetitivo e enfadonho!

Para aqueles que adoram usar o GOOGLE (como eu!) e não estão com tanta disposição para estudar sobre o uso das IA, aguardar pelo BARD pode ser uma ótima alternativa! A interface é muito parecida com aquela que estamos habituados a usar.

Copilot da Microsoft

A Microsoft largou na frente e não parece disposta a dar trégua ao Google!  No meio de março lançou o seu Copilot, ou copiloto, que é a integração de ferramentas de inteligência artificial do tipo do CHATGPT, que desenvolveu ou auxiliou a desenvolver em conjunto com a OpenIA, no seu pacote Office e no buscador Bing.

Aqui vale um parêntesis. Eu tenho sentimentos divididos em relação às redes sociais. Por um lado uso para aprender e me conectar a pessoas interessantes, por outro, muitas vezes sinto que perco muito tempo com elas.

Sou fã do YOUTUBE que me permite acesso às informações do meu interesse e ao entretenimento, mas freqüento raramente o Facebook e Instagram. O próprio Metaverso e as NFTs eu achei “legal” em um primeiro momento e só me interessei pelo assunto depois da palestra do Igor Erthal no Seminário L&M  e da Caroline Francescato no OAB Summit (links no final).

Mas agora surgiu uma tecnologia que pode aumentar substancialmente a minha produtividade e isso fez brilhar os meus olhos!

 

Vale a pena ler este artigo: https://news.microsoft.com/pt-br/apresentamos-o-microsoft-365-copilot-o-copiloto-para-o-trabalho/  e assistir este vídeo do Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft:   https://www.youtube.com/watch?v=Bf-dbS9CcRU .

 

Vamos falar mais sobre o Copilot nos próximos artigos, mas sabemos do poder do pacote OFFICE no nosso dia a dia e que usamos uns 5% de todo o seu potencial (sendo otimista). Ou seja…. produzimos com 5% da ferramenta e 95% dela está ali, ao nosso dispor, mas não usamos porque não sabemos e não temos tempo para aprender. Ou aprendemos algo bem específico e quando vamos usar novamente já esquecemos.

Mas e se tivéssemos “alguém” para nos ajudar, que pudéssemos delegar algumas atividades como escrever uma petição sobre um assunto a partir de outras que já escrevemos e que estão no nosso acervo de trabalhos feitos, que buscasse alguma doutrina e jurisprudência sobre este assunto, que, depois de pronta, criasse uma apresentação em Power Point para mostrarmos ao cliente e também um resumo técnico para dividirmos com colegas de trabalho e ainda um texto comercial para publicar nas nossas redes sociais? Agora sim! Claro que em cada etapa teríamos que dizer a este “alguém” o que queremos e, após, revisar para verificar se está no caminho certo. Mas as vantagens são inegáveis.

Mais uma vez, voltaremos a falar no assunto!

 

A Itália baniu e o Elon Musk pediu trégua de 6 meses.

Para finalizar, a Itália baniu o CHATGPT por infringir leis de privacidade da União Européia. No entender do governo italiano, a ferramenta aparenta ser um grande risco para a privacidade dos usuários, podendo até mesmo divulgar informações pessoais em relação a pagamentos na internet.

Por outras razões o CHATGPT também está bloqueado na China, Rússia, Irã e partes da África (nenhuma novidade neste ponto!).

A falta de transparência no uso das informações não é exclusividade do CHATGPT. O Facebook precisou se defender sobre o assunto no passado e o TIKTOK está sendo alvo de processos nos Estados Unidos. Exigir mais segurança e clareza no uso dos dados é o motivo certo para exigir providências da empresa, mas bloquear a ferramenta por medo do futuro não irá funcionar.

Na mesma linha, Elon Musk e um grupo de cerca de mil pesquisadores e empresários pregam pela suspensão imediata por pelo menos seis meses no desenvolvimento de IAs:

 

Sistemas de IA com inteligência competitiva com a humana pode trazer profundos riscos à sociedade e à humanidade, como mostrado por extensa pesquisa e reconhecido por importantes laboratórios de IA.

 

E conclui dizendo que:

 

A humanidade pode gozar de um futuro florescente com a IA. Ao sermos bem-sucedidos em criar poderosos sistemas de IA, podemos agora usufruir de um  verão da IA”, no qual colhemos os frutos, projetamos os sistemas para o claro benefício de todos, e damos à sociedade uma chance de se adaptar. A sociedade já suspendeu outras tecnologias com efeitos potencialmente catastróficos. Podemos fazer o mesmo aqui. Vamos gozar de um longo verão da IA, e não corrermos despreparados para um outono decadente.

 

Diante da rápida evolução das IAs é de se imaginar o que o futuro nos reserva. Nos primeiros parágrafos deste texto falei de expectativas de anos que se concretizaram em meses e de empregos que serão perdidos em velocidade maior do que os novos serão criados. Falamos de como a humanidade precisou de algum tempo para se adaptar às novas tecnologias e que este tempo nos será negado com a rápida evolução da Inteligência Artificial.

Não precisamos recorrer aos argumentos tirados da ficção científica, pois basta analisarmos o aumento da desigualdade social e econômica no mundo inteiro para entendermos que podemos estar diante de uma crise sem paralelo na história da humanidade.

Mas ao mesmo tempo, é praticamente impossível frear o desenvolvimento tecnológico. Sempre haverá alguma nação ou empresa disposta a ir além. Se não fosse assim, jamais teríamos criado arsenais nucleares capazes de dizimar toda a vida no planeta dezenas de vezes ou hábitos que destroem o meio ambiente e extinguem espécies na mesma grandeza das grandes extinções em massa, só que muito mais rapidamente.

Teremos muito sobre o que conversar nos próximos blogs! Até mais!

 

 

Links interessantes sobre este assunto:

 

Quarto Seminário L&M – Inteligência Artificial – Aplicações no Judiciário

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=474

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=477

 

Vai roubar o nosso trabalho?

As 10 profissões que podem ser substituídas.

https://revistapegn.globo.com/tecnologia/noticia/2023/02/10-profissoes-que-podem-ser-substituidas-pelo-chatgpt-e-ferramentas-de-ia.ghtml

 

Direitos Autorais

https://www.fenalaw.com.br/fenalawlab/chatgpt-e-os-direitos-autorais/

 

Versão IA do GOOGLE

https://tecnoblog.net/noticias/2023/03/14/google-vai-colocar-ia-para-trabalhar-por-voce-no-workspace/

https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/testamos-o-bard-a-ia-do-google-para-enfrentar-chatgpt-245228/

 

 

Meta (ex-Facebook) vai  apostar em Inteligência Artificial e parar de investir no Metaverso

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/32387/meta-deve-investir-em-ia-e-parar-de-apostar-no-metaverso

 

 

O que é o CHATGPT?

https://pt.wikipedia.org/wiki/ChatGPT

 

Copilot da Microsoft

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=479

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=483

Microsoft – Lançamento do Copilot

https://news.microsoft.com/pt-br/apresentamos-o-microsoft-365-copilot-o-copiloto-para-o-trabalho/

 

Satya Nadella, da Microsoft, falando sobre o Copilot (em inglês com legendas), e abaixo  vídeo do Starse explicando as principais funcionalidades (em português)

https://www.youtube.com/watch?v=Bf-dbS9CcRU

https://www.youtube.com/watch?v=Ysw5JP3pQd0

 

Itália bane o CHATGPT por questões de privacidade

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/31/italia-bane-chatgpt-por-possiveis-ameacas-a-privacidade.ghtml

 

Elon Musk pede a pausa nas pesquisas de IA

https://www.moneytimes.com.br/chatgpt-e-vilao-veja-a-integra-da-carta-em-que-musk-wozniak-e-mais-de-1-mil-pedem-pausa-nas-pesquisas-de-ia/

 

Gostaram? Então te esperamos no próximo blog!!!

Acesse nossas redes

https://meuairgo.com.br/laranjamarranghello