Compliance e a Due-Diligence Trabalhista

Compliance e a Due-Diligence Trabalhista

O Compliance garante que as transações e processos da empresa sejam transparentes e aconteçam em acordo com a lei e com as normas internas da empresa.

 

Mas, o que vem a ser Compliance?

É o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

 

 

  • Estar em conformidade influencia não só na imagem da organização, mas também em todas as suas relações cotidianas

 

  • Não estar em compliance significa não ter apoio do governo, dos fornecedores, dos clientes, dos empregados, dos bancos, dos acionistas, ….

 

 

O Compliance fará parte de toda esta blindagem empresarial, pois compliance significa estar de acordo, ou seja, estar em cumprimento referente a todas as áreas da empresa, contábil, financeiro, RH, jurídico, etc.

 

E para estudarmos o Compliance antes é necessário conhecermos a lei de anti-corrupção, para depois estudarmos o compliance trabalhista jurídico, contábil e pericial.

 

  • A prática do compliance se dará em 9 implementos na empresa que é denominado:

 

  • Os 9 pilares de compliance, são eles abaixo, os quais destacaremos a due-diligence:

 

 

  • O que é due diligence?

 

– Diligência prévia

–Análise detalhada da viabilidade do negócio

–Investigação de riscos

–Foco em Avaliação e Mensuração de Riscos

–Identificação de Oportunidades

 

–Etapa Fundamental de qualquer Operação de Investimento e Transformação societária

–Análise de Cultura Organizacional

–Princípios Éticos e Transparência

 

Áreas Cobertas pela Due-diligence:

  • Contábil
  • Financeira
  • Previdenciária, trabalhista e tributária
  • Legal/ societária
  • Comercial
  • Operacional
  • Ambiental
  • TI
  • RH
  • Atuarial e Anticorrupção

 

Quais são as etapas da Due-diligence trabalhista:

 

1ª ETAPA: DIAGNÓSTICO

Nesta etapa é realizado um trabalho de levantamento e inspeção, serão levantados TODOS os processos que já foram reclamados na justiça do trabalho e analisados caso a caso. Assim será possível identificar todos os problemas que a empresa apresenta em suas relações trabalhistas e confeccionar uma base de dados que será extremamente útil para análises gerenciais futuras de seu negócio.

 

Após a análise dos problemas já existentes, passamos a análise de riscos.

 

 

2ª ETAPA: ANÁLISE E APLICAÇÃO DA BLINDAGEM

Após a 1ª etapa concluída, nossa equipe de profissionais já sabe tudo o que deveria saber sobre os problemas e riscos do seu negócio e chega a hora de botar a “mão na massa”

Nesta etapa será implantado todas as soluções propostas e autorizadas pela diretoria da empresa, sendo tudo amplamente monitorado.

 

Desta forma, problemas que não estão sendo solucionados rapidamente podem ser identificados e soluções alternativas podem ser encontradas mais facilmente.

 

Esta ETAPA pode incluir treinamentos, palestras e até mesmo trabalho de campo com diligência até a empresa

 

Os analistas poderão calcular indicadores estatísticos e análise de gráficos para que os resultados possam ser de fácil acesso e acompanhados constantemente pela gestão da empresa, auxiliando assim o processo de tomada de decisão que se tornará cada vez mais acertivo com o passar do tempo.

 

3ª ETAPA

Por mais bem feita que sejam as 1ª e 2ª ETAPAS, imprevistos sempre podem acontecer.

Mesmo que a empresa esteja 100% blindada ela ainda poderá sofrer causas judiciais, uma vez que os entendimentos jurisprudenciais estão sempre mudando.

 

Esta etapa se utilizará muito do banco de dados confeccionado na ETAPA 1 mostrando que com o passar do tempo sua empresa terá menor probabilidade de sofrer causas judiciais com um risco muito menor, possibilitando o crescimento contínuo da organização em meio a tantos outros obstáculos que o mercado apresenta.