Compliance e a Due-Diligence Trabalhista
O Compliance garante que as transações e processos da empresa sejam transparentes e aconteçam em acordo com a lei e com as normas internas da empresa.
Mas, o que vem a ser Compliance?
É o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
- Estar em conformidade influencia não só na imagem da organização, mas também em todas as suas relações cotidianas
- Não estar em compliance significa não ter apoio do governo, dos fornecedores, dos clientes, dos empregados, dos bancos, dos acionistas, ….
O Compliance fará parte de toda esta blindagem empresarial, pois compliance significa estar de acordo, ou seja, estar em cumprimento referente a todas as áreas da empresa, contábil, financeiro, RH, jurídico, etc.
E para estudarmos o Compliance antes é necessário conhecermos a lei de anti-corrupção, para depois estudarmos o compliance trabalhista jurídico, contábil e pericial.
- A prática do compliance se dará em 9 implementos na empresa que é denominado:
- Os 9 pilares de compliance, são eles abaixo, os quais destacaremos a due-diligence:
- O que é due diligence?
– Diligência prévia
–Análise detalhada da viabilidade do negócio
–Investigação de riscos
–Foco em Avaliação e Mensuração de Riscos
–Identificação de Oportunidades
–Etapa Fundamental de qualquer Operação de Investimento e Transformação societária
–Análise de Cultura Organizacional
–Princípios Éticos e Transparência
Áreas Cobertas pela Due-diligence:
- Contábil
- Financeira
- Previdenciária, trabalhista e tributária
- Legal/ societária
- Comercial
- Operacional
- Ambiental
- TI
- RH
- Atuarial e Anticorrupção
Quais são as etapas da Due-diligence trabalhista:
1ª ETAPA: DIAGNÓSTICO
Nesta etapa é realizado um trabalho de levantamento e inspeção, serão levantados TODOS os processos que já foram reclamados na justiça do trabalho e analisados caso a caso. Assim será possível identificar todos os problemas que a empresa apresenta em suas relações trabalhistas e confeccionar uma base de dados que será extremamente útil para análises gerenciais futuras de seu negócio.
Após a análise dos problemas já existentes, passamos a análise de riscos.
2ª ETAPA: ANÁLISE E APLICAÇÃO DA BLINDAGEM
Após a 1ª etapa concluída, nossa equipe de profissionais já sabe tudo o que deveria saber sobre os problemas e riscos do seu negócio e chega a hora de botar a “mão na massa”
Nesta etapa será implantado todas as soluções propostas e autorizadas pela diretoria da empresa, sendo tudo amplamente monitorado.
Desta forma, problemas que não estão sendo solucionados rapidamente podem ser identificados e soluções alternativas podem ser encontradas mais facilmente.
Esta ETAPA pode incluir treinamentos, palestras e até mesmo trabalho de campo com diligência até a empresa
Os analistas poderão calcular indicadores estatísticos e análise de gráficos para que os resultados possam ser de fácil acesso e acompanhados constantemente pela gestão da empresa, auxiliando assim o processo de tomada de decisão que se tornará cada vez mais acertivo com o passar do tempo.
3ª ETAPA
Por mais bem feita que sejam as 1ª e 2ª ETAPAS, imprevistos sempre podem acontecer.
Mesmo que a empresa esteja 100% blindada ela ainda poderá sofrer causas judiciais, uma vez que os entendimentos jurisprudenciais estão sempre mudando.
Esta etapa se utilizará muito do banco de dados confeccionado na ETAPA 1 mostrando que com o passar do tempo sua empresa terá menor probabilidade de sofrer causas judiciais com um risco muito menor, possibilitando o crescimento contínuo da organização em meio a tantos outros obstáculos que o mercado apresenta.