BARD, o CHATGPT do GOOGLE…. ops!!!

BARD, o CHATGPT do GOOGLE…. ops!!!

BARD, o CHATGPT do GOOGLE….  ops!!!

 

Nada pior do que ser comparado com o seu principal concorrente, principalmente quando este concorrente é a referência no mercado sobre determinado assunto ou atividade.

Desde o final de 2022, quando se fala em Inteligência Artificial o nome CHATGPT vêm imediatamente à mente. Hoje é tratado quase como sinônimo, mesmo sabendo que o CHATGPT é um tipo de IA classificado como generativa, um dos tantos subgrupos existentes.

A IA “generativa” é aquela capaz de criar coisas (textos, imagens, música), diferente das “classificadoras” usadas para indicar filmes, músicas ou assuntos em processos judiciais do EPROC que estamos (ou estávamos!) habituados. E existem outros tantos tipos.

Assim, como chegou atrasado, o BARD já está conhecido como o CHATGPT do Google e vai sofrer com as inevitáveis comparações. E vamos fazer algumas destas comparações agora.

 

Só quero saber do que pode dar certo. Não tenho tempo a perder! (Go Back – Titãs)

Para ser bem sincero eu gostaria que o primeiro texto após o blog “E finalmente vamos falar sobre o CHATGPT” (https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=536) fosse sobre o uso que a Microsoft projeta para o CHATGPT integrado ao BING e ao OFFICE, pois estas integrações são as que tem potencial para aumentar a produtividade e facilitar a nossa vida no curto prazo.

Mas o BARD foi lançado e precisamos dar uma olhada nele pois é provável que tenhamos que conviver tanto com a IA do GOOGLE quanto com a da MICROSOFT, já que grande parte das empresas e escritórios de advocacia, neste momento, utilizam o pacote OFFICE e as pesquisas na Internet pelo GOOGLE.

Alguém que ganha a vida trabalhando com tecnologia vai querer experimentar todas as IAs que surgirem, mas neste texto vamos adotar a filosofia “titânica” , afinal, também não temos tempo a perder!

 

BARD, a Versão IA Generativa do GOOGLE.

 

Como acessar:

O BARD foi lançado em 21 de março de 2023, inicialmente para usuários dos EUA e Reino Unido, maiores de 18 anos, com conta no GOOGLE. Se você tiver muita curiosidade, pode acessar o site do BARD através de uma VPN, utilizar  a sua conta do GOOGLE e entrar em uma fila de espera.

Siga os passos indicados neste artigo do TecMundo:

https://www.tecmundo.com.br/software/262861-bard-possivel-usar-ia-google-brasil.htm#:~:text=Abra%20seu%20navegador%20de%20internet,se%20estivesse%20nos%20Estados%20Unidos.

Como Usar:

A interface é a mesma do CHATGPT (começaram as comparações!), que, por sua vez, é a mesma das pesquisas do GOOGLE que bem conhecemos.

Neste ponto não tem muito o que explicar. Você digita a sua pergunta na linha de comando (prompt) e aguarda a resposta.

 

Existem algumas limitações e a principal delas é que neste momento o BARD só se comunica em inglês, ao contrário do CHATGPT que  permite a comunicação com diversas línguas, como o português.

Um dos fatores de grande sucesso do CHATGPT ao redor do mundo é a capacidade de entender e responder em diversos idiomas. Inclusive, o português utilizado é de excelente qualidade, permitindo o aproveitamento direto das respostas em textos mais elaborados. Esta limitação deve ser afastada pela equipe do GOOGLE nas próximas versões.

Um pequeno detalhe na forma de apresentação é que o BARD apresenta a resposta de uma única vez, enquanto o CHATGPT vai mostrando na tela a construção do texto palavra por palavra (como nos antigos computadores!).

 

Como funciona:

Entrando superficialmente no funcionamento do BARD em comparação ao CHATGPT

O CHATGPT utiliza uma versão melhorada da tecnologia GPT-3, desenvolvida pela empresa OpenIA que tem como sócia a Microsoft. Ele foi “treinado” com uma gigantesca massa de dados atualizada até 2021, tendo como fontes de dados a wikipedia, livros, artigos, documentos e conteúdo capturado na Internet.

Já o BARD utiliza a tecnologia LaMDA, desenvolvida pelo GOOGLE (Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo, em tradução livre), que também possui inspirações no modelo GPT-3, e foi construído para realizar o diálogo máquina-homem.

Vou usar um exemplo extraído do artigo do CanalTech que acredito que mostre bem a diferença ente um diálogo com uma IA e uma pesquisa tradicional em um mecanismo de busca:

 

Hoje, se você disser para o Google Assistente que começou a ter aulas de violão, ele vai mostrar vídeos sobre o tema e o guiará para o mecanismo de pesquisa. Com a LaMDA, haveria um diálogo e ela poderia responder algo como: “Que legal, eu também tenho um violão e adoro tocar”.

Essa resposta faz sentido, dada a declaração inicial. Você não está pedindo para assistir a aulas, nem quer pesquisar sobre o assunto: a ideia aqui é apenas papear. E isso essa tecnologia parece fazer muito bem, inclusive ao trazer respostas bem específicas conforme o contexto da conversa.

 

Outra diferença importante é que o BARD busca dados da Internet, não estando limitado como o CHATGPT que utiliza aquela base de dados de 2021. O GOOGLE tem décadas de experiência em coletar informações e possui uma das maiores bases de dados do planeta. E milhões de usuários atualizando esta base todos os dias. Ter este acervo à sua disposição é uma vantagem clara que será explorada nas próximas versões da ferramenta.

O CHATGPT foi treinado com uma base de dados menor, logo é mais limitado. Mas um parceiro como a Microsoft permitirá remover esta limitação nas próximas versões.

 

Concluindo

Temos dois grandes rivais, com suas virtudes e defeitos. O CHATGPT largou na frente e isto é uma grande vantagem. Sem medo de errar, por ser um produto de uma startup praticamente desconhecida do grande público (OpenIA), mas tendo parceiros poderosos como a Microsoft atuando nos bastidores, o CHATGPT se estabeleceu como a referência, mesmo com a base de dados desatualizada e limitada, mas falando diversas línguas.

O BARD chegou atrasado. O GOOGLE é uma grande empresa que tem muito a perder, então as versões tendem a ser lançadas com mais cuidado. É mais limitado nas funcionalidades, só fala inglês e está com o uso restrito a poucos países. Mas tem a seu dispor a gigantesca base de dados e de usuários do GOOGLE.

A tendência é que ambos os rivais melhorem nas próximas versões, que não devem demorar a aparecer.

E nem falamos das empresas chinesas, como a Ali Baba e o TikTok !

 

 

 

 

Links interessantes sobre este assunto:

 

Quarto Seminário L&M – Inteligência Artificial – Aplicações no Judiciário

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=474

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=477

 

E finalmente vamos falar do CHATGPT!

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=536

 

Gustavo Rocha fala sobre IA e Privacidade

https://gustavorochacom.com.br/2023/03/26/inteligencia-artificial-e-privacidade-da-pra-combinar-ambos/

 

Inteligência Artificial Generativa

https://www.startse.com/artigos/inteligencia-artificial-generativa-o-que-e/

 

O que é o CHATGPT?

https://pt.wikipedia.org/wiki/ChatGPT

https://openai.com/blog/chatgpt

 

Tecnologia LaMDA – Google

https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/lamda-conheca-a-inovadora-tecnologia-de-conversacao-natural-do-google-185214/

 

STAR SE – BARD X CHATGPT

https://www.youtube.com/watch?v=eelXdIEwVEE