Advocacia e perícia contábil – duas áreas que andam de mãos dadas

Advocacia e perícia contábil – duas áreas que andam de mãos dadas

 

Estamos entrando na semana que marca as comemorações pelo Dia do Advogado (11/8). Nunca o trabalho deste profissional foi tão necessário quanto agora, principalmente na área trabalhista.

Neste momento pós-reformas e de pandemia, muitas mudanças estão impactando as relações no mundo do trabalho e a mediação entre empregadores e funcionários precisa contar com a atuação destes guerreiros profissionais do Direito.

E, neste contexto, é importante lembrar de uma área de apoio fundamental ao advogado: a perícia contábil, que utiliza um conjunto de procedimentos técnicos e científicos para levar à instância decisória elementos de prova necessários para subsidiar soluções de litígio.

A perícia contábil é realizada por um profissional contador, conforme prevê as Normas do Conselho Federal de Contabilidade. Este profissional emite laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação pertinente.

É uma função muito importante nos processos trabalhistas, mas também pode ser utilizada em outras demandas jurídicas como inventários, por exemplo.

A sinergia entre advogados e peritos contábeis faz toda a diferença em um processo e contribui para que a causa seja exitosa. O perito contábil compreende a legislação e pode apoiar o advogado da inicial à execução da sentença.

Com o apoio de um perito contábil, muitos impasses podem ser resolvidos ainda na esfera negocial, sem necessidade de judicialização, mudanças de contrato podem ser reguladas, contemplando as novas modalidades de trabalho remoto que os dias atuais de pandemia nos exigem.

A participação de um perito contábil também pode agilizar o andamento de um processo, encaminhando uma solução mais rápida e menos onerosa do litígio. Isso porque juntamente com pedidos iniciais e contestações começaram a ser juntadas as demonstrações de diferenças e cálculos, no intuito de ilustrar melhor os pedidos.

Desde o princípio de suas atividades, a Laranja & Marranghello Peritos Consultores tem atuado em sinergia com seus clientes advogados, fornecendo todo o apoio necessário para que eles obtenham êxito em seus processos. Qualidade, agilidade e muita parceria. Essa é a fórmula que tem marcado os quase 40 anos de atuação em perícia contábil do nosso escritório.

Por isso, parabenizamos os parceiros advogados nesta semana, em especial neste 2020 que tem exigido tanto empenho jurídico de todos. Que a advocacia e a perícia contábil sigam sempre de mãos dadas, construindo uma sociedade mais justa para todos.