A Onda de Demissões alcança as Big Techs.

A Onda de Demissões alcança as Big Techs.

A Onda de Demissões alcança as Big Techs.

 

Em junho de 2022 falamos sobre as demissões em massa nas Startups brasileiras, como um reflexo do que estava acontecendo no exterior, principalmente em função do aumento da taxa de juros em todo o mundo, acompanhado pelo Brasil.

Este texto do site Startups (startups.com.br), escrito pela jornalista Gabriela Del Carmen, atualiza a lista das Startups brasileiras que mais demitiram ao longo do 2022, é a relação é bem extensa!

https://startups.com.br/noticias/veja-quais-startups-enxugaram-operacoes-e-demitiram-no-ultimo-ano/

Mas por que as taxas de juros afetam tanto empresas de tecnologia, sejam grandes ou pequenas?

As taxas de juros interferem no custo do capital e as empresas de tecnologia são devoradoras de recursos financeiros, assim, se a companhia pretende investir, por exemplo, 100 milhões de reais no desenvolvimento de determinado produto, ela precisa estar preparada para pagar pelo menos 12 milhões de reais por ano apenas em juros.

Isto faz com que os gestores foquem naqueles projetos maduros, onde existe certeza do retorno do investimento ou no desenvolvimento de um novo produto que garanta uma maior fatia de um mercado promissor mais adiante.

Por exemplo, a Meta (antigo Facebook) investiu pesado no Metaverso, enquanto a Microsoft aposta bilhões de dólares no desenvolvimento em Inteligência Artificial.

Mais adiante vamos desenvolver melhor este raciocínio. Agora vamos às notícias e aos números!

 

As Big Techs enxugam suas folhas de pagamento

 

Recebemos diversas notícias sobre demissões nas grandes empresas de tecnologia mundiais, todas elas com alguma subsidiária no Brasil.

 

A IBM anunciou um corte de 3,9 mil empregos,  o que representa cerca de 1,5% da sua força de trabalho global. A empresa reportou um aumento do lucro líquido em relação a 2021, passando de US$ 2,33 bilhões para US$ 2,71 bilhões, além do maior crescimento de receita anual dos últimos 10 anos.  Justificou as demissões com a necessidade de “concentrar esforços e investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento com foco no cliente”.

A empresa alemã SAP, reconhecida pelos seus softwares de gestão integrados, demitiu 3 mil funcionários, cerca de 2,5% do total de empregados que soma 112 mil ao redor do mundo. A empresa informou que todas as metas traçadas para 2022 foram atingidas, mas pretende focar nos seus negócios utilizando tecnologia em nuvem (Cloud) que cresceram mais de 35%.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/seguindo-onda-de-demissoes-das-big-techs-ibm-e-sap-cortam-milhares-de-empregos/

 

Já a Amazon anunciou a demissão de 18 mil dos cerca de 1,5 milhões de funcionários, aproximadamente 1,2% do total de funcionários. Os gestores atribuíram a incerteza do mercado e ao enxugamento da força de trabalho após a pandemia.  É preciso lembrar que a Amazon é uma empresa de tecnologia muito voltada para o varejo e a sua força de trabalho não é predominante de profissionais com expertise em tecnologia.

No artigo abaixo um ex-funcionário brasileiro relata como ocorreu a demissão e como a empresa procurou auxiliar os dispensados com um “pacote de benefícios diante da demissão, segundo o ex-funcionário, estão ajuda de recolocação e um bônus extra, ambos em dinheiro, além dos direitos trabalhistas garantidos na lei brasileira, como multa por rescisão de trabalho sem aviso prévio”.

É importante não nos prendermos apenas aos grandes números pois cada demitido vive o seu drama pessoal que normalmente também atinge a sua família.

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/01/27/fui-demitido-por-e-mail-como-foi-a-demissao-em-massa-da-amazon-no-brasil.htm?utm_source=youtube&utm_medium=social-media&utm_campaign=uol&utm_content=geral

 

 

 

A lista envolve todas as grandes empresas de tecnologia, mas vamos finalizar com a Spotify, uma das líderes no mercado de streaming de músicas pela internet .

A Spotify, diferente da Amazon, é uma empresa com um número relativamente pequeno de funcionários, cerca de 9.800 e demitiu em torno de 600 destes, o que representa 6%  do total. Este é um número representativo e a decisão foi tomada considerando o menor crescimento global para o mercado de músicas por assinatura.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/01/23/spotify-demissao-funcionarios-big-techs-crise.ghtml

Ao contrário das anteriores, a empresa apresenta prejuízos nos últimos treze anos, o que justificaria o maior número em percentual de demissões.

 

O artigo abaixo tenta explicar as razões e principalmente os critérios utilizados pelas empresas ao escolher quais os funcionários seriam demitidos.

https://www.moneyreport.com.br/negocios/as-demissoes-nas-empresas-de-tecnologia-o-sonho-acabou/

Em resumo, seriam os seguintes:

  • Menor crescimento do mercado. A pandemia impulsionou as empresas de tecnologia. As pessoas trancadas em casa, compraram mais pela internet, jogaram mais videogame, ouviram mais músicas e assistiram mais filmes. As empresas contrataram mais para atender este aumento da demanda e agora estão se ajustando.
  • Com os funcionários em Home Office os gestores tiveram a oportunidade de avaliar melhor aqueles que gostariam de contar com o retorno aos escritórios.
  • As empresas também aproveitaram para automatizar algumas funções repetitivas, dispensando os funcionários. Neste caso os empregos deixam de existir.
  • As empresas de tecnologia perderam muito valor na bolsa de valores. Os mercados pararam de analisá-las como empresas de crescimento, aquelas que vão gerar valor no futuro, exigindo performance de empresas tradicionais, que precisam gerar resultado para os seus acionistas a cada trimestre.

 

Conclusão

As demissões giram em torno de 1 a 2% do total dos funcionários das empresas, que de uma forma geral apresentaram bom desempenho nos negócios ao longo de 2022. Como falamos, cada demissão é um drama pessoal que não pode ser mascarado pelos grandes números, mas tudo indica que as decisões foram tomadas como um ajuste ao período pós-pandemia, mas também como uma correção de rota mirando os novos desafios que estão pela frente.

O uso intensivo de Inteligência Artificial vai afetar a todos de alguma forma e as empresas de tecnologia se apressam para contratar os experts ou formar os seus profissionais.

Neste artigo discutimos sobre alguns conceitos e aplicações da Inteligência Artificial.

https://blog.laranja-marranghello.com.br/?p=474

 

Esta área, assim como o Metaverso, pode ser a próxima corrida do ouro e as Big Techs estão investindo pesado para manterem a liderança, mesmo que para isso precisem dispensar profissionais para contratar outros, como novas aptidões, em breve.

Falaremos mais sobre o assunto nos próximos blogs!

 

Sigam as nossas redes e fique sempre atualizado

https://meuairgo.com.br/laranjamarranghello