Cinco dicas úteis para o crescimento de uma startup
Um grupo de pessoas reunidas em torno de uma ideia, à procura de um modelo de negócios, em um cenário de incertezas. Esse tem sido o conceito mais utilizado hoje em dia para definir o que é uma startup.
A ideia pode ser genial, mas é preciso encontrar um modelo de negócio para gerar valor, ou seja, transformar trabalho em dinheiro. E o cenário de incerteza significa que não há como afirmar que o projeto irá dar certo.
Até que o modelo seja encontrado, as startups contam com o financiamento de investidores – também chamados de “anjos” – que investem capital de risco para fomentar o negócio. São visionários que enxergam potencial nessas ideias. Muitas dessas startups se desenvolvem em incubadoras ou espaços conjugados de co-working, até que o modelo ganhe escala.
Desde o princípio do projeto, é importante que uma startup receba adequada orientação jurídica, contábil e tributária para orientar o modelo de negócio e seu crescimento.
Quando uma startup inicia sua jornada acompanhada por uma assessoria de qualidade, as chances de sucesso são maiores, pois é possível alinhar a execução dos pontos definidos no planejamento, com a análise de viabilidade por meio de controles contábeis e financeiros, que são fundamentais para um controle enxuto do capital de giro, fluxo de caixa, orçamento empresarial, preço final do produto, rentabilidade, até a sonhada lucratividade.
A assessoria vai auxiliar a encontrar as melhores soluções contábeis, tributárias e jurídicas. Segundo Cláudia Laranja Marranguello, da L&M Peritos Contábeis, escritório que tem se voltado ao atendimento de startups, a própria assessoria funciona em um modelo diferenciado, plural, buscando profissionais de diferentes áreas para que esses negócios atuem em compliance desde o princípio.
Cláudia está realizando palestras gratuitas em co-workings e incubadoras para orientar estes empreendedores. “Nosso objetivo é contribuir para que essas empresas se desenvolvam e possam ter sucesso no futuro”, diz. A contadora também dá 5 dicas úteis para quem está criando sua startup:
- Registre incentivos e investimentos – o capital de uma startup pode vir de diferentes fontes: investidores-anjo, investimento coletivo (crowdfunding), venture capital, entre outros. É importante manter o controle de todo capital injetado na empresa.
- Tenha controle financeiro – tenha um bom processamento de custos e receitas e busque assessoria confiável nesta área.
- Contabilize até os menores gastos – o dia a dia de uma startup é muito dinâmico, então estabeleça rotinas e faça o registro de tudo precisa ser contabilizado, até aquela despesa que parece insignificante.
- Separe os gastos pessoais– é uma dica que se dá a todo empresário, mas é especialmente importante no caso de uma startup, pois interfere nos relatórios financeiros e pode inviabilizar a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
- Procure uma assessoria na área jurídica e contábil para apoiá-lo no pagamento de tributos, contratação de funcionários e fornecedores, contratos com clientes e todo tipo de parceria. Com um assessoramento adequado, muitos problemas podem ser evitados no futuro.