Review sobre o Metaverso
Olá pessoal!
O nosso review de hoje é sobre o nosso bate-papo ocorrido em nosso instagram sobre o metaverso com o advogado Dr. Gustavo Rocha.
Segue abaixo o resumo sobre este assunto tão impactante.
Para tornar o metaverso realidade, já foram investidos neste ano mais de US$ 10 bilhões, em rodadas de Venture Capital para startups e empresas de tecnologia, muito ligado aos games.
Dr. Gustavo Rocha começa o nosso bate-papo definindo o conceito de Metaverso explicando que o mesmo não é uma novidade, pois o pioneiro na ideia de um metaverso foi Philip Rosedale, criador do game de mundo virtual Second Life, o qual os jogadores criavam seus avatares em um mundo virtual.
Gustavo também alerta que o metaverso é algo que precisa ser minuciosamente estudado para que não haja consequências indesejadas.
Ressalta que será uma nova ferramenta de redes sociais, ou seja uma evolução da mesma, pois agora poderemos interagir com nossos amigos, família e colegas de trabalho de uma forma diferente, o qual exemplifica:
– No trabalho:
Agora a gente se loga no whats vídeo, google meeting, zoom……para fazermos nossas reuniões on-line prática essa que apreendemos na pandemia, no entanto é uma prática que veio para ficar, pois poupamos com deslocamento, ou seja, a nossa gestão do tempo ficou muito mais fácil de administrar, resultando em mais produtividade.
Mas com o “Metaverso” será possível criarmos nossos avatares e estarmos todos em um mesmo espaço virtual, ou seja, ser recriado com o mesmo detalhe o espaço físico da organização que trabalhamos ou como funcionários ou como consultores, advogados, peritos, contadores, etc…, ou até mesmo ser possível no “metaverso” a empresa, escritório, organização, colégio, faculdade o que for….fazer o seu ambiente virtual novo também….pois, no virtual a gente tem “N” possibilidades.
– Amigos e família:
Ser diferente estes encontros, em um ambiente virtual bem inovador encontro de amigos e família em praças, shows, shoppings, algo bem legal….principalmente para o pessoal que está bem distante de você, em outra cidade, país…..imagina que bacana será.
Também citou que algumas empresas já começaram a criar o seu metaverso: Lojas Renner, Lacta, Armani….
A lacta criou tour virtual o qual a gente viaja pelos corredores de chocolate, tudo muito colorido e agradável aos nossos olhos, a Renner investiu em avatares que provam roupas para você ver se gosta e assim, chegam diversas ideias.
A Nike por exemplo, já criou o seu tês virtual nos EUA, valores bem baratos, dai pode surgir a pergunta, mas para que….será útil?
– Sim, muito útil…pois se a moda pegar, imaginem….um apresentador que tem que ter diversas roupas….não precisará mais, pois ele terá a sua roupa virtual e quem estiver assistindo ele pela internet ou outro meio irá ver essa roupa completamente diferente como se fosse real.
– Imaginem sessão de fotos, desfiles de modas virtuais, os influencers digitais, ou seja, todas as pessoas que trabalham com a sua imagem nas redes sociais, isso será uma revolução.
Mas, Dr. Gustavo relata também sobre o valor que tudo isso custará, investimentos, etc… e ressalta….será que todos terão esse acesso, será caro ou barato? E o tal óculos que será necessário para nos remetermos ao tal metaverso, qual será o custo, será que teremos uma mensalidade para pagar tipo netflix?
Gustavo pensa que neste momento que está mais acelerado a este ambiente são os jogos (games), pois estes ambientes já ocorrem avatares, lojinhas que vocês compram as roupas para os seus bonecos e assim, a tendência do crescimento dessa área é só aumentar.
Outros locais que já estão muito preparados é a Disney, pois em seus parques já há muitos brinquedos com esta realidade virtual, mas a novidade é que com o óculos vocês poderá ir a Disney sem precisar pegar um avião, por exemplo, é só adquirir o óculos.
Também falamos sobre as tais lojas on, o qual já existem nos EUA, como a Amazon, consiste em lojas físicas que você entra, escolhe o produto e sai da loja, ou seja, não há atendentes e caixa, o valor será debitado automático do seu cartão de crédito ou outro meio digital e as lojas Americanas já está inovando e colocando a sua primeira loja On no Brasil.
E por fim, Dr. Rocha ressalta que este ambiente virtual poderá sim, ter muita atuação de consultores e advogados na área digital, pois neste ambiente teremos muitos contratos, lei do consumidor, muitas coisas ainda serão desenvolvidas que nem sabemos, o importante nesse momento é muito estudo sobre o metaverso, o direito das coisas e o próprio direito digital, orienta Dr. Gustavo.
Terminamos o nosso blog de hoje fazendo a seguinte reflexão para todos:
– Será que a sociedade está pronta para este ambiente completamente diferente?
– Será que o metaverso resultará em distanciamento físico?
– Será que as pessoas gostarão mais de suas virtuais do que reais?
– Será que num futuro próximo passaremos ao lado de pessoas que serão praticamente robôs usando óculos e interagindo com pessoas só em ambiente on-line
– Que deixarão de cuidar o seu mundo físico e cuidarão mais do seu ambiente on-line?
– Será que ficaremos num mundo parecido como no fime “matrix”?
Deixem os seus comentários para nós, gostaríamos de saber….
Espero que tenham gostado, semana que vem tem mais
Sigam nossos canais