O que é empreendedorismo?
A moda do momento é dizer:
– Sou empreendedor, e aí….você é mesmo…..?
Primeiramente a gente tem que se conhecer um pouco, as pessoas são diferentes, alguns nasceram para serem guiados, outros para guiar e diversos para sonhar e criar.
Todos os tipos relatados acima são válidos, ótimos e funcionam, entretanto, muitas vezes a gente se coloca no lugar errado e ai vem as frustrações.
Não é nada fácil ser empreendedora e posso falar de carteirinha, pois o meu dia-a-dia é prá lá de agitado, eu costumo dizer rindo muito:
– Eu tenho que: estudar, criar produtos novos, sonhar e ser criativa, fazer marketing pessoal e da empresa, buscar o serviço, organizar o serviço, planejar, distribuir serviço à equipe, fazer as entrevistas, ministrar cursos e palestras, gerenciar as redes sociais, escrever artigos, reunião com clientes, equipe e alunos, ufa…. e inclusive trabalhar, kkkkkk aí que vem a parte engraçada.
Ou seja, se você não é um empreendedor você não precisa passar por todas as etapas acima, pois é só esperar ser guiado e executar o serviço que está na sua mesa, pois o gestor já fechou a parceria de serviços para você, só compete você executar com excelência.
Verdade não é fácil ser empreendedor…., mas para muitos todas estas atividades não são cansativas, pois tudo isso se torna um prazer, porque a cada conquista é uma vitória e muito pessoal e realizadora que não tem preço…podem acreditar.
Mas, se a vida fosse só de empreendedores também não iria funcionar, pois este grupo diversos de pessoas é que fica tudo mais interessante, intrigante e inovador…que coisa boa que é assim.
No entanto, você deverá se conhecer e muito para não se encaixar no lugar errado, porque muitas vezes a posição de conforto é a mais segura e de fácil atingimento de meta, mas será que isso será o suficiente para a sua felicidade?
Então, o conselho que eu dou sempre é:
– Você pode ser feliz em qualquer tipo de profissão que escolher, trabalhando como empregado, terceirizado, chefe, líder, gerente, diretor, autônomo, empresário e empreendedor do seu negócio.
Mas, lembre se você estiver revoltado e infeliz, acenda o botão do pisca alerta, pois você está no lugar errado.
Conheço diversos amigos que tinham o seu próprio negócio e ficavam constantemente estressados, e quando resolveram fechar e trabalhar em outra empresa o sentimento foi de liberdade, como também outros que trabalhavam como funcionários se sentindo presos e quando passaram para a vida empreendedora se realizaram e muitos se frustraram e retornaram ao passo anterior.
Para ver que não existe mágica….ser empregado e empregador exige dedicação e energia da mesma forma, o segredo é descobrir qual o lado que você quer?