Encarando o segundo semestre de um inusitado 2020
Hoje é 01 de junho, metade do ano. Em outros tempos, estaríamos contabilizando tudo o que aconteceu no primeiro semestre, metas cumpridas e com aquela sensação de que o ano está voando. Hoje, sentimos a mesma sensação, acompanhada de outros sentimentos em função da paralisia trazida pelo Covid-19 em muitos segmentos econômicos.
De fato foi um primeiro semestre atípico, muito diferente do planejado pelas empresas. Muitas metas com certeza não foram cumpridas e as empresas tiveram de se reinventar, principalmente aquelas que lidam diretamente com os consumidores.
Mais do que olhar para o que passou e para todas as crises que estamos vivendo, precisamos olhar para frente. Para fazer valer o ano de 2020, precisaremos arregaçar as mangas e trabalhar muito. Fazer o segundo semestre valer muito.
Também devemos ter um segundo semestre diferente, com um “novo normal” por conta do distanciamento social. Mais do que nunca será necessário aplicar as boas ferramentas de gestão para fazer os negócios sobreviverem a este inesquecível 2020.
As consultorias projetam um cenário mais duro até setembro, com serviços em ritmo lento e estoques mais parados nas indústrias. É importante aproveitar este momento para um rígido controle financeiro, revisão de contratos de todos os tipos, inclusive trabalhistas, aplicando técnicas que possam blindar de futuros passivos.
Com a prorrogação da MP 936, muitas empresas puderam manter colaboradores com suspensão de contratos e rever a carga horária de suas equipes. Desta forma, as demissões devem ser evitadas pois, além de gerarem impacto financeiro, a médio prazo representarão um novo custo de admissão.
Se já houver processos em andamento, é importante lembrar que o Tribunal de Justiça do RS conta com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), que oferece conciliação e mediação sobre processos já instaurados no Foro do RS, como também abre espaço para empresas ou escritórios de advocacia para realizarem mutirões de conciliação. E, juntamente com o apoio de um perito contábil, sua empresa poderá minimizar muito os valores a pagar em ações judiciais.
Além disso, é importante reiterar que outro fator fundamental para superar este momento é a criatividade: busque formas de fidelizar seu cliente, atendendo de outras formas remotas, mas sempre buscando humanizar a comunicação com ele, um dos grandes diferenciais na construção de uma imagem positiva, que deverá permanecer após a crise.
O Dia dos Namorados está chegando, dependendo do seu ramo de atuação, é possível fazer uma promoção especial e gerar boa receita. Ou que tal uma Festa Junina virtual? Ouse, invente, pense fora da caixa. O resultado pode ser surpreendente.
E, principalmente, não desanime. Busque apoio e qualificação, não tome atitudes precipitadas.
Pensando em apoiar as empresas neste momento, em especial os pequenos negócios, a Laranja & Marranghello Peritos Consultores criou um pacote emergencial nas áreas jurídica, contábil e de marketing.
Além disso, também está com inscrições abertas o primeiro curso online de Preventivo Trabalhista com Foco RH, com carga horária de 6h, de 23 a 25 de junho. Neste curso, dividido em três noites, totalmente online pelo Google Meets, os participantes poderão analisar os processos admissionais, contratuais e demissionais e vão aprender como blindar a empresa de passivos trabalhistas, incluindo a discussão sobre as legislações vigentes durante esta pandemia de Covid-19. A inscrição é feita no site www.laranja-marranghello.com.br – aba cursos – Preventivo Trabalhista Foco RH – inscrição.
Viu como tem luz no fim do túnel? Vamos juntos encarar este segundo semestre!