Desafios da Auditoria à Distância
Olá pessoal tudo bem?
Hoje vamos falar sobre as mudanças e desafios da auditoria à distância
Essa pandemia trouxe diversas mudanças para as empresas, tais como:
– gestão
– corpo funcional híbrido (presencial e remoto)
– demissões
– ajustes de impostos
– criatividade, repaginação, inovação
– falta de recursos
– investimentos em tecnologia
– e muito mais
Mas, estas mudanças drásticas também ocorreram nas prestadoras de serviços, pois como o trabalho passou a ser remoto em virtude da pandemia, estas prestadoras e terceirizadas tiveram também que se repaginar, no intuito de conseguir entregar o serviço da mesma forma anterior.
Entretanto, para quem presta serviços……isto é um baita desafio, pois os prestadores não fazem parte da empresa, não vivem a sua dinâmica dia-a-dia e por isso era fundamental a presença física destes profissionais na instituição.
O fato é que tudo mudou, inclusive para os prestadores de serviços e sendo assim, não foi diferente para a auditoria…imaginem auditores que o normal eram viagens e mais viagens, diligenciando as sedes das empresas, entrevistando e coletando dados para após tecer os seus pareceres e instruções, definindo os objetivos, cronogramas, gestão da equipe, verificação de pendências e por fim elaborando o seu parecer final.
Não foi fácil, mas durante todo o ano de 2020 foi o que ocorreu e o que tudo indica vai se perpetuar por um bom tempo, pois as grandes empresas de auditoria, como também as pequenas conseguiram rapidamente moldar as suas equipes para este novo cenário.
Verificando em muitos casos que a presença física não é tão necessária, caso tenhamos do outro lado empresas bem preparadas e organizadas com os seus documentos.
As reuniões virtuais viraram a nova rotina, tanto para a coleta de dados e entrevistas, como também entre a própria equipe de auditores.
O resultado é que o trabalho está mais produtivo para todos, pois os deslocamentos entre cidades, estados e países começou a ser revertido em horas de efetivo trabalho.
O custo da contratação da auditoria também ficou menor, pois agora não é mais necessário os gastos de hotel, alimentação e combustível, além do risco diário que o funcionário passa com as viagens.
As empresas de auditoria se prepararam e muito desde o começo de março/2020, investiram forte em tecnologia, mas é necessário também que as empresas se repaginem quanto a esta transformação digital, pois em nada mais adianta a empresa continuar nos moldes ultrapassados com apenas documentos físicos, ou seja, a mesma deve se transformar para uma organização auditável.
Uma empresa muito desorganizada só resulta a auditoria dizer que a mesma está em desordem, é difícil tirar grandes conclusões……….a organização tem que se arrumar primeiro.
Desafios no presencial:
- Neste momento o deslocamento das equipes, nos inventários por exemplo, porque o inventário não poderá ser remoto e assim, envolverá risco da equipe contrair o COVID-19 ou até mesmo passar para os funcionários da empresa.
- Falta do corpo funcional presencial completo, pra tirar dúvidas e solicitar documentos
- Documentos físicos que podem estar contaminados
- Equipamento de proteção aos funcionários
- Expor os seus funcionários à risco
Desafios no remoto:
- Engajamento da equipe, motivação, confraria, pois no remoto todos se sentem solitários, pois estaremos convivendo só com os dados do nosso computador e esquecendo por muitas vezes que mesmo tu estando em casa existe uma empresa que você presta serviço
- Vazamento de dados da empresa auditada e na própria empresa de auditoria
- Treinamento constante dessa equipe
- Líderes da equipe trabalhando mais do que nunca como psicólogos, motivadores, gestores de pessoas
- Mas, quem cuida desse Líder???
- Reuniões e reuniões, como fazer para não cair no tédio
- Produtividade
- Com a fragilidade das organizações e funcionários, poderão surgir aproveitadores e oportunistas prontos a cometer fraudes ou atitudes ilícitas
- Análise dos equipamentos que estão na casa dos funcionários que estão em home-office (acessar/investigar se necessário for)
O Auditor presencial é considerado como um agente fundamental para a boa gestão da empresa, mas graças a tecnologia muitas dessas limitações do confinamento podem ser minimizadas ou até mesmo mitigadas com o uso de recursos e de análises disponíveis nos bancos de dados das empresas.
Os chamados programas “Analytics” usados nas principais auditorias internas têm revolucionado a profissão.
Com o apoio do uso de inteligência artificial, as avaliações contábeis e financeiras sobre a “saúde estrutural” da empresa são, hoje em dia, feitas em poucas horas e de qualquer parte do mundo.
Espero que tenham gostado, até a próxima semana!!!
Sigam as nossas páginas
https://linktree.com.br/new/laranjamarranghello