Prevenção em todos os sentidos para mitigar riscos e reduzir perdas
Mais de 7,7 mil ações trabalhistas foram ajuizadas desde o início da pandemia do Coronavírus no Brasil, conforme dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O pagamento indevido de verbas rescisórias pelo empregador é o principal motivo de ajuizamento.
Vale lembrar que, devido à pandemia, muitas empresas não conseguiram manter seus quadros e tiveram de demitir para reduzir despesas. A Laranja & Marranghello Peritos Consultores tem defendido desde o princípio da crise o caminho da negociação. Sugerimos revisão de contratos, até mesmo com redução de carga horária e salários e, como última via, os desligamentos. Ressaltamos inúmeras vezes o custo de repor um talento na empresa e o quanto isso pode sair mais caro depois. E colocamos todo nosso time contábil à disposição para apoiar nessas adequações contratuais.
Mas a crise se agravou e as demissões foram necessárias. Setores diretamente impactados com o distanciamento social, como bares e restaurantes, comércio e serviços em geral enxugaram ao máximo suas equipes para tentar sobreviver.
E nessa hora difícil também reforçamos a prevenção, principalmente nos aspectos contábeis. A perícia contábil na documentação de uma rescisão pode prevenir futuros passivos trabalhistas para as empresas, evitando um aumento ainda maior de seu endividamento.
Também por parte dos reclamantes é preciso atenção. Em primeiro lugar, verificar se a causa procede e fazer corretamente os cálculos dos valores devidos. Neste sentido, conforme falamos no nosso texto anterior aqui no blog, a orientação do advogado trabalhista – e a sinergia com o perito contábil de sua confiança – é condição sine qua non para o êxito em uma ação que reivindica verbas não computadas.
A pandemia está nos trazendo importantes lições. Prevenção é a principal delas. Tanto com a nossa saúde física, quanto com a nossa saúde financeira.
O compliance e o preventivo trabalhista ganham ainda mais força nestes tempos de pandemia, apoiando todos os envolvidos – empregados e empregadores – na busca de soluções de menor risco e com redução de perdas.