Um desafiador recomeço
A segunda quinzena de maio marca o período de um cauteloso recomeço das atividades de muitos setores econômicos. O Decreto 20583, publicado nesta terça, dia 19, pelo Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, flexibiliza o isolamento social, impondo, contudo, uma série de restrições ao atendimento, como capacidade de 50% nos locais, uso de máscaras e orientações aos consumidores.
Estamos longe de chegar ao fim desta crise. As pesquisas para uma vacina avançam, mas os sistemas de saúde do mundo todo estão sobrecarregados e o Brasil é um dos epicentros da doença.
No RS, o isolamento no tempo certo trouxe um freio na expansão do vírus, mas não podemos relaxar. O retorno será aos poucos, com muito cuidado e, principalmente, respeito e empatia por tudo o que a sociedade está vivendo no nosso país e em nível global.
Não é hora de comemorar ou estimular as pessoas a irem para as ruas. Sair, quando necessário, e estimular o tele-trabalho seguem sendo as recomendações.
Recomeçar, sabendo se reinventar
Sabemos que gerar renda é necessário e a possibilidade de abrir as portas com 50% da capacidade e restrições sanitárias pode trazer um fôlego a muitas empresas neste momento.
E, do ponto de vista da gestão, lembre-se que o universo negocial será fundamental para gerenciar contratos com fornecedores, locação, empréstimos, enfim qualquer tipo de contrato.
Também é hora de proteger seu capital de giro, evitando novos investimentos e fazendo a previsão das despesas antecipadas.
Marketing 360º
Mais do que nunca, você deve conversar com o cliente. Pergunte como ele está, faça contato, demonstre estar próximo, mande uma frase de esperança junto à entrega de um produto ou agregue um brinde na prestação do serviço.
Invente kits que facilitem a vida de seu cliente neste momento de isolamento social. Se o seu negócio é um açougue, você pode desenvolver um kit com tudo o que é necessário para um churrasco, da carne ao pão com alho, passando pelo sal grosso e aperitivos. Se tem um restaurante tipo buffet, que estará mais restrito neste momento, ofereça um serviço à mesa, como um menu degustação e invista na experiência.
É muito importante cercar o cliente de todas as formas neste momento e criar base de dados para o seu negócio. Os aplicativos de entrega são uma alternativa neste momento de crescimento do delivery, mas sua empresa acaba não retendo os dados pessoais deste cliente. Motoboys de confiança ou equipe diretamente contratada para este fim podem ajudar a fidelizar seu cliente.
Engaje o cliente em alguma promoção ou campanha. Deixe bem visível em suas embalagens seus contatos nas redes, onde mais do que nunca você deve gerar conteúdo. Faça seu cliente perceber que é especial para sua empresa!
Não é momento de improvisar
Contrate especialistas nas áreas mais necessitadas neste momento, principalmente para consultoria jurídica, contábil e de marketing.
Não encare o apoio nestas áreas como gasto, mas como um investimento necessário para a continuidade de seu negócio.
Esses profissionais ajudarão sua empresa a passar por esta fase difícil, minimizando sequelas financeiras e arranhões na sua imagem.
Laranja & Marranghello tem pacote emergencial
Pensando em ajuda-lo neste momento, a Laranja & Marranghello Peritos Consultores criou um pacote emergencial com todas as frentes que sua empresa precisa. Clique aqui e saiba como https://www.laranja-marranghello.com.br/index.php#