Aceleração das Tecnologias e Inovação
Olá pessoal tudo bem?
Hoje vamos falar sobre a aceleração das tecnologias e inovação
2020 nos virou de ponta a cabeça, a maioria dos lares tiveram que dividir espaço com a sua profissão – o seu serviço – sua educação.
E o pior ainda é que cada um do núcleo familiar tem seu ramo de negócio diferente, então em muitas casos aconteceram de 3 escritórios serem aglutinados na mesma casa, como também colégios e faculdades.
Sala de estar, jantar ou quartos viraram da noite para o dia escritórios e área educacional, muitos sem mesa e cadeiras adequadas para este novo horizonte, mas todos achavam que tudo isso era passageiro…….só que não.
Esta loucura toda de 2020 acabou virando rotina para a maioria dos profissionais e o que seria apenas uma chuva, virou a nova verdade tanto de 2020 como nos próximos anos.
Empresas passaram a vislumbrar novos cenários, pois agora a contratação de funcionários é global, muitas possibilidades, pois o funcionário não é mais presencial, não é mais necessário a empresa ter um prédio cheio de andares só dela, ela pode ter uma sede bem enxuta e cada um em home office.
A procura por talentos não se limitará mais a cidade, estado e país da empresa.
O funcionário poderá trabalhar em qualquer lugar do mundo e escolher a sua morada que mais lhe atrai.
Nossa….novos tempos, tudo acelerou mesmo.
Mas, para acontecer tudo isso a gente precisa da tecnologia, e ai entra os nossos maravilhosos profissionais da informática, pois sem eles….o que seriamos…não é mesmo?
Agora já começo de 2021, estamos muito mais acostumados com nossas reuniões on-line, educação on-line e nosso trabalho à distância, claro que a saudade dos colegas, reuniões, alunos, profissionais e um gostoso happy são grandes, mas tivemos que nos adaptar.
Eu digo que entramos na era dos 3 Cs: conhecimento, criatividade e coragem, sem eles não teríamos nem começado 2020.
Quem se manteve ativo estudando e se repaginando e colocando as suas pitadas criativas com muita persistência e sem medo…..há esse foi e vai longe……há se vai…..
Claro que estas inovações e mudanças não são fáceis, pois todos nós fomos completamente tirados da posição de conforto e é por isso que a aceleração começou e não vai mais terminar.
Pois, foi aberto o espaço do pensar disruptivo, pois só assim, conseguiremos a mudança…o diferente.
Nós teremos impacto no mercado de trabalho e na educação, em diversos níveis – funcionário e empresa:
Transformação digital:
As empresas e instituições de ensino deverão ter plataformas digitais que suportam todo tipo de serviço on-line, pois agora não será mais aceito adaptações….agora será a nova realidade, ou seja, o presencial que será o diferente……..a vida on-line que será a normalidade.
Então, não poderemos aceitar uma internet fraca, corpo funcional inexperiente as novas tecnologias, sistemas que não correspondem a totalidade do universo negocial da incorporação.
Em 2020 tudo era aceito, todas as pessoas com muita paciência de entender que era tudo passageiro…..então, uma reunião virtual, aula on-line, produção de serviços, RH, contabilidade, jurídico, vendas, etc…. nota 6 ou 7 era aceitável…….mas, agora todo este pacote digital ser encarado como nossa nova normalidade ninguém mais vai aceitar a nota 6 ou 7 para passar e sim o nível de excelência, por isso os 3 Cs. Mencionados acima serão primordiais para os funcionários e gestores de empresas.
As transformações digitais estão acontecendo em todos os setores:
– Agronegócio (softwares que identificam e controlam as pragas, manuseio das operações, otimizando custos e aumentando a produtividade, máquinas que distribuem melhor o plantio dos grãos.
– Na educação: plataformas digitais com recursos mais didáticos
– Telemedicina
– Em todas as empresas de serviços e vendas como um todo
Sendo assim, as empresas deverão reconstruir a confiança em sua TI, pois agora ela vai virar praticamente a atividade fim de todas as empresas, a mesma deve ser muito valorizada, pois ela estará ligada 100% com a comunicação, dados, processos, treinamento e análise estratégica da incorporação, pois a informática agora será a responsável sobre a transformação e crescimento da empresa.
Evolução no modelo de negócio:
– Avaliações sobre a produção, valorizando mais os resultados do que as horas de trabalho
– Possibilidade dos gestores e funcionários participarem mais de eventos e congressos, nacionais e internacionais
– Mudança de pensamento dos gestores, saindo um pouco da atividade de vigilância e controle para uma colaboração e confiança entre o time.
– Gestor tem que atuar quase 100% como gestor de pessoas, tem que saber ouvir os problemas e tentar resolver, se adaptar as conferências on-line, pois agora não teremos mais o olho no olho………..gestor terá que ser mais sensível as percepções sobre o seu time.
– Incentivo ao happy hour virtual entre colegas e gestores, pois estamos em um momento que não há mais descontração no serviço, toda a reunião é cobrança, planejamento, metas, etc…e antes no momento presencial tínhamos a hora do café e as conversas, etc….
– Conversão entre tempo x deslocamento
– Transformação nos processos de gestão
– Trabalho remoto será a opção número 01 das empresas, quem já experimentou não voltará atrás – será uma migração constante, pois é mais rentável para as empresas.
Para o funcionário também há ganhos: deslocamento, vestuário, convívio com a família, mas é sabido que há um repasse de gastos da empresa para o funcionários: internet, água, café, luz, informática (todos os insumos).
Mas, com este cenário mais organizado para 2021 as empresas terão que se conscientizar que estes gastos deverão ser custeados pela incorporação, como também os móveis (mesa e cadeira) e acima de tudo o hardware para trabalho, principalmente com os termos da nova lei de proteção de dados.
Porém, também estou pensando que os coworking irão bombar se fizerem a propaganda certa, olha só:
– O público dos coworking eram antes em quase a sua totalidade (profissionais liberais, autônomos, freelancers, ou empresas bem pequeninhas (que não queriam ter o seu próprio espaço físico).
– Com a pandemia a maioria dos coworkings quebraram, pois o distanciamento social era 100% necessário e a maioria tem mesas enormes que cada pessoa senta lado a lado.
– Mas, agora teremos a vacina e além disso o público alvo aumentou, pois se funcionários CLT, como também servidores estão em home-office, sem ter aquele espaço e móvel adequado para o trabalho…..esta será a solução…..e esta minha fala não é só sobre móveis e espaço adequado para trabalho eu estou falando agora sobre o lado emocional das pessoas.
Tenho estudado muito as pessoas, em suas lives, seus artigos e nas próprias reuniões e conversas com as mesmas e vejo que o ser humano é um ser sociável….ninguém aguenta ficar trancado 24hs. dentro da sua casa sem ter colegas, amigos, etc…., veja bem a pessoa acorda e começa o trabalho às 8hs. da manhã, geralmente labora até às 19hs. e depois já vai emendar com a rotina da casa e quando vê já é hora de dormir, o legítimo dia da marmota, para quem viu o filme sabe o que eu estou falando……
O número de depressivos e ansiosos vem aumentando por demais, por isso a saída do coworking, por exemplo a empresa começa a pagar ajuda de custo, este valor o funcionário aproveita e paga mensamente o coworking aonde terá:
– pessoas….que poderão virar colegas e amigos
– internet de ponta, mesa e cadeira adequada, luz, água e café
– o funcionário terá a sua rotina de trabalho fora do lar, isto eu chamaria de saúde mental e essa sanidade irá ser demonstrada em sua produção para a empresa e satisfação.
– As empresas poderão também entregar notebooks para os seus funcionários, por causa da LGPD e este note ser usado lá no coworking.
Sinceramente eu acho que é uma baita solução para os funcionários e empresas, pois as empresas poderão enxugar de vez a sua estrutura física, mas dando qualidade ao funcionário através desta ajuda de custo, que vamos combinar……super rentável para as empresas.
Esta forma de tecnologia acelerada era pensada anteriormente só pelas STARTUPS (as fora da curva), mas agora até as empresas super conservadoras e todas as pessoas tiveram que se repaginar sobre a inovação (e criatividade)……não tem mais tempo de espera, o amanhã é hoje.
Eu gosto de dizer que todas as pessoas e empresas viraram STARTUPS de uma forma ou outra, na criatividade, inovação e pensamento disruptivo e sem medo de quebrar a cara.
Espero que tenham gostado, até a próxima semana!!!
Sigam as nossas páginas
https://linktree.com.br/new/laranjamarranghello